CulturaDestaque

CIDADE. Prefeitura lança pesquisa para saber qual a ideia da população para ocupação da Gare de SM

Levantamento objetiva saber o que os cidadãos pensam do espaço histórico

Formulário disponível online pergunta à população de SM o que ela quer ver na Gare (foto Gabriel Haesbaert/Arquivo A Razão)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, lançou uma pesquisa online para ouvir a população sobre a Gare de Santa Maria, patrimônio histórico e cultural do Município. A Estação Ferroviária de Santa Maria, a Gare, foi reconhecida oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Bem do Patrimônio Cultural Ferroviário. O prédio da antiga estação e o largo são reconhecidos também em âmbito municipal e estadual. 

FORMULÁRIO ONLINE fica disponível até 15 de dezembro. A secretária de Cultura, Rose Carneiro, salienta que este é o momento dos moradores do Município darem opinião e participarem do planejamento de revitalização deste importante ponto de Santa Maria.

“Precisamos ter espaços culturais e criativos que atendam as necessidades da cidade e que representem a história e a importância da Gare. Com o objetivo de ter esta comunicação com a comunidade, lançamos este questionário. Quanto mais as pessoas responderem, melhor e mais clara teremos de qual a ideia de que a população de Santa Maria enxerga para a Gare”, pontua Rose.

A Gare sofre degradação natural e depredação, necessitando de intervenção para preservar sua história e identidade e para buscar um novo uso que atenda às necessidades atuais. A Secretaria de Cultura quer consultar a comunidade santa-mariense para saber o que a população pensa da Gare, que destino seria importante dar ao prédio, considerando a finalidade sociocultural e a sustentabilidade econômica, bem como a forma de gestão para o mesmo.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo