Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, lança o edital do Auxílio Emergencial para o Setor Cultural (lá no final do texto). A iniciativa é uma união de esforços entre Estado, municípios e empresas parceiras para auxiliar os trabalhadores do setor, que foram fortemente atingidos pela crise econômica causada pela pandemia de coronavírus. Até 600 profissionais poderão receber R$ 800 de benefício.
“Entendemos a importância de aproveitarmos e acreditarmos em todas as oportunidades que beneficiem a cadeia produtiva da cultura. Diante do cenário de pandemia, que vivemos desde o ano passado, assumimos a nossa responsabilidade em buscar todas as possibilidades. E, agora, com este edital, que é resultado de coinvestimento com o Estado, podemos ajudar 600 trabalhadores culturais. É uma iniciativa conjunta que vai beneficiar a sociedade e toda a classe cultural”, destaca a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
COMO PARTICIPAR
Os trabalhadores da cultura que quiserem receber o auxílio devem fazer cadastro até as 23h59min de 20 de dezembro, pelo e-mail [email protected]. Ao enviar a mensagem, no assunto deve constar “Cadastro e Nome do requerente”. Não será aceito cadastro enviado fora do prazo estabelecido.
O cadastro deverá ser feito pelo preenchimento do formulário (em anexo, abaixo), conforme Anexo I do edital. O requerente também deverá anexar no e-mail foto da Carteira de Identidade e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), do comprovante de residência, da comprovação da atuação na área e do comprovante de conta bancária para o recebimento do auxílio emergencial.
Contudo, para estar apto ao benefício, é preciso cumprir os seguintes critérios: comprovar atuação na área cultural até março de 2020; residir em Santa Maria; e ter 18 anos ou mais. É vedada a concessão do auxílio emergencial previsto para pessoas jurídicas; servidor público ativo (ocupante de cargo público) e inativo, de qualquer esfera; cônjuges ou companheiros(as) e parentes em primeiro grau e colateral de membros de servidores lotados na Secretaria de Município da Cultura; trabalhador com carteira assinada – CLT; e aposentado ou pensionista.
Após 20 de dezembro, as inscrições passarão por duas etapas de avaliação: habilitação e seleção. A habilitação consiste na conferência dos documentos solicitados para o cadastro e dos pré-requisitos. Na seleção, serão contempladas todas as solicitações que estiverem em conformidade com o solicitado pelo edital (confira logo abaixo). Caso o número de solicitações ultrapasse 600 inscritos, serão utilizados, para o desempate, os seguintes critérios: não ter sido contemplado no Prêmio Trajetórias Culturais – mestra Sirley Amaro; ter maior número de dependentes; maior idade; e ordem de inscrição…”
PARA LER A ÍNTEGRA, E TAMBÉM ACESSAR FORMULÁRIOS DE CADASTRO E REGISTRO, CLIQUE AQUI.
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