OBSERVATÓRIO. Já imaginaram se a gravação surge? É o pânico pelos corredores do parlamento
Luneta
Uma gravação que teria sido feita, supostamente comprovando pressão sobre o edil Tavores Fernandes, pelo governo, é o tema principal nos bastidores da Câmara.
Ainda não se sabe, mas é improvável que os vereadores encaminhem qualquer tipo de sugestão de enquadramento de edis pela Comissão de Ética.
Ideia dominante, no parlamento, é reduzir tensões com a comunidade. Iniciativa é louvável, mas sugere também que isso seja feito as custas de jogar fatos para baixo do tapete.
Luta regional pela passagem do traçado da futura ferrovia Norte-Sul por Santa Maria mobiliza deputados e vereadores. Não se nota o mesmo entusiasmo na prefeitura.
Uma prova disso é a ausência institucional (pelo menos com a relevância que se esperaria) nas reuniões, inclusive audiências públicas, que têm sido realizadas.
Parece cada vez mais evidente, também, que o jogo de 2014 pesa muito mais do que o interesse público, em algumas decisões sobre assuntos que interessam a sociedade.
Não custa alertar: se alguém imagina que os protestos que ocorrem se dão apenas pela eventual redução (ou manutenção) do preço da tarifa urbana, cairá do cavalo.
A tragédia que matou 242 jovens e feriu mais de 600 teve efeitos mais que eloquentes na vida da cidade. E, lá adiante, também provocará consequências políticas relevantes.
Exemplo? Há candidaturas a prefeito que eram plano A. De repente viraram plano B. Agora já estão no subsolo. Não demora e sumirão, virando opção Z.
E isso, como diria o leitor Erony Paniz, veterano militante político e vice-presidente do PP/SM, não vai acontecer apenas “alhures”, mas aqui, bem pertinho.
Há convicção, já expressa algum tempo atrás, em A Razão: se Santa Maria passar pelo recadastramento biométrico do eleitorado, adeus possibilidade de segundo turno.
Forrobodó envolvendo projeto que concedia reajuste salarial a prefeito, vice e secretários ainda não parece suficientemente explicado. Ou parece?
Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.