CulturaDestaque

CULTURA. Confirmada a estreia para este dia 13 do novo espetáculo do grupo de teatro ‘Por Que Não?’

“Pode ser que seja só o leiteiro lá fora” é a encenação da obra de Caio Abreu

Time do Teatro Por Que Não? vai encenar texto de Caio Fernando Abreu censurada na ditadura (foto Eduardo Ramos/Divulgação)

Por Liciane Brun / Da Veleiro Conteúdo

O mais recente trabalho do grupo santa-mariense Teatro Por Que Não? já tem data confirmada de estreia. O espetáculo ‘Pode ser que seja só o leiteiro lá fora’, encenação da obra homônima do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, será apresentado no Theatro Treze de Maio no dia 13 de novembro.

A montagem faz parte do projeto ‘Noite com Caio’, aprovado em um edital do FAC RS em 2019, que premiou espetáculos de grupos de teatro do Rio Grande do Sul inspirados em textos de dramaturgos gaúchos. O texto escolhido pelo grupo foi censurado durante o período ditatorial e a proposta da peça é jogar luz a uma obra que poderia ter sido muito mais valorizada.

– Nossa alegria em termos uma data confirmada para a estreia é, em primeiro lugar, um alívio e uma emoção grande. Porque isso representa não só podermos fazer a estreia de fato, mas também significa que nosso trabalho está sendo retomado aos poucos, de forma segura. E isso reflete o momento positivo em que estamos vivendo – observa o diretor da companhia, Felipe Martinez.

Felipe ainda destaca a importância de o grupo poder estrear um novo espetáculo, o que não acontecia há muito tempo, em função da pandemia.

– Isso também nos deixa muito felizes, porque este projeto representa uma escalada muito grande no nosso trabalho, com um edital de grande premiação e que esperamos que, através dele, abram portas para novas oportunidades – comenta.

Com estética característica dos anos 70, o espetáculo será visualmente farto, com figurinos, cenário, objetos de cena e iluminação minuciosamente trabalhados para retratar a época. A trilha sonora será criteriosamente elaborada, em linguagens que passeiam por diferentes estilos em destaque da década, principalmente o rock n’ roll.  

O projeto investe na potência de artistas do interior gaúcho, e traz, na sua ficha técnica, 16 profissionais da arte santa-mariense.

O espetáculo também prevê uma apresentação no Theatro São Pedro, em Porto Alegre será a estreia do grupo santa-mariense na casa, no ano que vem.

O prêmio

O edital  FAC Teatro Hoje: Serafim Bemol, no qual o grupo foi aprovado ainda em 2019, previa uma premiação de R$100 mil aos grupos vencedores. Concorrida, a premiação disponibilizou os recursos para apenas quatro companhias de todo o Rio Grande do Sul, duas delas para o interior do Estado.

– Somos o grupo mais distante da Capital que ganhou esse prêmio. Para nós isso é algo muito importante e mostra como conseguimos manter uma estrutura de teatro sustentável e que tenha uma identidade no trabalho, mesmo tão longe e no interior do Brasil – comenta Felipe Martinez.

Ficha Técnica

Texto:

Caio Fernando Abreu

Elenco:

Aline Ribeiro (Baby)

Anderson Martins (João)

André Galarça (Leo)

Geison Sommer (Alice Cooper)

Janaina Castaldello (Rosinha)

Juliet Castaldello (Angel)

Luiza De Rossi (Mona/Carlinha)

Direção:

Felipe Martinez

Trilha sonora: 

Cezar Gomes

Iluminação:

Rafael Jacinto

Figurinos:

Luciano Santos

Cenário:

Cristiano Bittencourt e Teatro Por Que Não?

Maquiagem e caracterização:

Aline Ribeiro

Objetos cênicos:

Teatro Por Que Não?

Operação de som:

Daiani Brum

Preparação de elenco:

Eduardo Colombo

Consultoria de dramaturgia:

Anselmo Peres

Assessoria de imprensa:

Liciane Brun – Veleiro Conteúdo

Estúdio de gravação musical:

Caixa de Sons

Registro audiovisual:

Toca Audiovisual

Material de divulgação:

Latino América Comunicação

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo