BrasilDestaque

É O FUTURO. Dallagnol deixa o MPF e decide “fazer política na política”, diz portal jurídico especializado

Ex-coordenador e porta-voz da falecida 'Lava Jato' pode concorrer a deputado

BDeltan Dallagnol deixa o MPF e seu destino pode estar ligado ao do juiz Sérgio Moro, hoje no Podemos (foto José Cruz/Agência Brasil)

Da Redação do portal especializado Consultor Jurídico

O procurador da República Deltan Dallagnol finalmente decidiu entrar na política para fazer política e renunciou definitivamente ao seu cargo no Ministério Público Federal, para disputar uma vaga à Câmara dos Deputados em 2022. As informações são de Eliane Cantanhêde, do Estadão.

Ex-coordenador e porta-voz do consórcio da “lava jato”, Dallagnol, depois de viver momentos de glória bancados por uma imprensa amiga e parceira do esquema de Curitiba, agora tem amargado duras críticas e está sob a mira do Conselho Nacional do Ministério Público.

Não era assim enquanto o enredo lavajatista prevalecia na opinião pública brasileira. Deltan, que é parte em 52 processos no CNMP, só recebeu duas penalidades: uma censura e uma advertência, sendo que esta última está suspensa pelo Supremo Tribunal Federal.

Mas no caso do já icônico PowerPoint, que colocava o ex-presidente Lula no centro de uma organização criminosa, Deltan foi beneficiado por prescrição em processo administrativo adiado nada menos que 42 vezes antes de ser julgado.

Em setembro do ano passado, ele acabou se afastou da coordenação da dita operação, enterrada durante a gestão do atual procurador-geral da República, Augusto Aras. A pá de cal nas negociatas curitibanas ficaram cristalinas após a divulgação de mensagens suas com o ex-juiz Sergio Moro e outros procuradores, via aplicativo Telegram.

A expectativa, segundo a colunista, é de que se filie ao mesmo partido escolhido por Moro para disputar as eleições do próximo ano, o Podemos, liderado pelo senador Alvaro Dias, também do Paraná, como ambos.

Hoje com 41 anos, Deltan era um dos principais interlocutores da investigação com a mídia, a partir de 2014. Cabia a ele organizar as diferentes frentes de apuração entre a equipe de procuradores envolvidos no caso. Mas tinha participação reduzida no dia a dia dos processos e das audiências na Justiça Federal.

Colega de Deltan na capital do Paraná, o procurador Diogo Castor de Mattos teve sua demissão aprovada pelo CNMP no último dia 18 de outubro. O caso envolvia a participação dele na criação de um outdoor em homenagem ao consórcio em Curitiba.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Eliane Catacoquinho é mais uma risivel. Sujeito vai entrar na politica para fazer mariola. Só pode. ‘Esquema de Curitiba’. ‘Negociatas’. Lavajatismos à parte, o resumo da ópera é evidente. Se não tivessem feito o que fizeram o establishment faria com que nada acontecesse. Tiraram até corrupto da cadeia para concorrer no ano que vem. A ‘falha da burocracia’ virou declaração de inocencia, mas se não fossem as falhas a sujeira ficava toda debaixo do tapete. Até Eduardo Cunha será candidato a deputado federal. Já tivemos Mensalão, Petrolão. CPI do Banestado. Satiagraha e Lava a Jato. Aguarda-se cenas dos proximos capitulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo