DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Patrulha da Matrícula faz ‘busca ativa’ de crianças em idade escolar nos bairros da cidade

Equipe circula e atua para conscientizar sobre prazos de inscrição nas escolas

Ônibus da campanha, com equipes do município, visita áreas de Santa Maria até 26 de novembro (Foto João Alves/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Garantir o direito de que todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estejam inscritos e matriculados na escola é o principal objetivo da Patrulha da Matrícula. Esta é uma iniciativa inédita da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), que começou na terça-feira (16), no Loteamento Leonel Brizola. A campanha busca sensibilizar as famílias da importância de crianças e adolescentes estarem matriculados nas escolas. 

Nesta quarta-feira (17), a Patrulha visitou áreas do Bairro Lorenzi, próximos à Escola CAIC Luizinho De Grandi. Até 26 de novembro (confira cronograma abaixo), uma equipe vai a bairros de Santa Maria com um ônibus equipado com computador para atender famílias que não têm acesso à internet e precisam fazer a inscrição de alunos nas redes públicas de ensino. Além disso, a Patrulha também vai às casas dos locais visitados para conversar com pais e responsáveis. 

“Estamos neste trabalho de busca ativa nas comunidades, conversando com as famílias, já fazendo um levantamento das crianças e adolescentes de cada área. É um direito de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estarem matriculados, e assim como é dever dos poderes públicos oferecerem educação básica e gratuita, é dever os pais e responsáveis garantir que os estudantes estejam matriculados e frequentando a escola”, destaca a Coordenadora do Programa Todos na Escola da Smed, Suzane Serafim.

No momento da inscrição, os pais devem portar a certidão de nascimento e CPF do aluno. O ônibus da Patrulha da Matrícula é uma maneira de possibilitar acesso aos sites da PREFEITURA e do ESTADO para fazer a inscrição dos estudantes. A equipe da Smed vai auxiliar os responsáveis durante todo o processo de preenchimento dos formulários online. 

O período de matrículas para a Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino está aberto. A campanha também busca reforçar este prazo e a importância do regresso dos estudantes às escolas. 

A Patrulha da Matrícula é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Smed, em parceria com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), a Central de Matrículas e o programa Primeira Infância Melhor.

CRONOGRAMA
Quinta-feira (18) – Das 7h30min às 11h e das 16h às 19h30min – Alto Boa Vista, na EMEI Sinos de Belém
22/11 – Das 9h às 15h – Vila Brenner, na EMEI Professora Glaci Correia da Silva
23/11 – Das 8h às 11h – Vila Lídia, frente a ESF
24/11 – Das 13h30min às 16h – Portelinha
25/11 – Das 16h às 19h30min – Vila Maringá, Diácono João Luiz Pozzobon
26/11 – Das 16h às 19h30min – Tancredo Neves, no Oreco

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo