DestaqueRegião

FORMIGUEIRO. Vereadores mirins apresentam propostas encaminhadas para prefeito executar

Projeto Vereador por Um Dia levam estudantes para dentro do Legislativo

A base vem forte! Em Formigueiro, edis mirins apresentaram propostas no mesmo nível das iniciativas dos adultos (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

Os moradores de Formigueiro podem manter a esperança de um futuro promissor para o município, pois a juventude da cidade dá sinais de que possui um olhar crítico diante das necessidades da comunidade. Na última sexta-feira (10), na Câmara de Vereadores, ocorreu sessão especial com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Oliva Lorentz Schumacher. Os jovens participaram do projeto Vereador por Um Dia e apresentaram diversas propostas para Formigueiro.

O evento ocorreu no Plenário do Legislativo e contou com toda a pompa de uma sessão plenária oficial do município: execução do Hino Nacional, transmissão ao vivo pelo Facebook, defesa de proposições, entre outros espaços. Além disso, cada vereador mirim integrava três partidos fictícios: Partido Geral Formigueirense (PGF), Partido Nova Geração (PNG) e Partido Pela Igualdade (PPI).

Entre as propostas apresentadas pelos jovens formigueirenses estão: colocação e limpeza de bueiros na estrada da localidade do Mato Grande; limpeza diariamente, nos dois turnos, nos banheiros da Praça Central; conserto no calçamento da Rua Sete de Setembro e instalação de contêineres de lixo em frente às escolas João Isidoro Lorentz e Oliva Lorentz Schumacher.

O vereador mirim Eliezer Vargas de Vargas (PNG), por exemplo, reivindicou aulas de finanças e empreendedorismo para pequenos agricultores, microempresários e àqueles que pretendem abrir uma microempresa. Na justificativa ele demonstrou que, não por acaso, possui um sobrenome famoso.

“Vi que muitas pessoas não sabem gerenciar seu dinheiro, gastam mais do que ganham e acabam entrando em rios de dívidas, mesmo, às vezes, recebendo altíssimos salários. Isso ocorre porque nosso sistema educacional não ensina a gerenciar nosso dinheiro. Nos ensina que temos que nos dedicar em uma área, se especializar, entrar no mercado de trabalho, arrumar um emprego que muitas vezes não é garantido e, assim, teremos uma vida financeira satisfatória e segura. Mas isso não acontece”, disse Eliezer.

A Mesa Diretora Mirim apresentou um Anteprojeto de Lei que visa instituir jogos escolares em Formigueiro. O objetivo é buscar apoio junto ao Poder Executivo para incentivar atividades esportivas pela integração entre escolas da rede municipal e estadual de jogos escolares, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos alunos.

No período de Comunicações Gerais da sessão, os jovens abordaram assuntos que consideram importantes, como meio ambiente, racismo, privacidade na internet, formação profissional, direitos humanos, contêineres de lixo, mulher no mercado de trabalho, inclusão social, ética e solidariedade.

Com tantas boas ideias em pauta, o presidente do Legislativo de Formigueiro, Pablo Milani (MDB), não perdeu tempo.

“Pegamos essas demandas e as transformamos em um documento oficial do Legislativo. Segunda-feira (22) redigi uma reivindicação, todos os nove vereadores assinaram e encaminhamos para o prefeito para que ele atenda os pedidos dos vereadores mirins”, disse Milani.

O projeto Vereador por Um Dia foi criado em 2019, pelo parlamentar José Cardoso de Souza – Toninho (MDB). Ano passado, devido à pandemia de covid-19, o ato não foi realizado. Este ano, a proposta foi regulamentada pelo Decreto Legislativo 2/2021.

Proposições dos vereadores mirins:

– Colocação e limpeza de bueiros na estrada da localidade do Mato Grande – Dhyonathan Lopes Schirmann (PNG);

– Limpeza diariamente, nos dois turnos, nos banheiros da Praça Central –  Rhyan Gass Ardanaz Guerra (PGF);

– Conserto no calçamento da Rua Sete de Setembro – Juliano Mathias Santos (PNG);

– Patrolamento na Rua Juca Ferreira – Dominique Rodrigues Ferreira (PGF);

– Sanados os problemas de buracos existentes antes dos quebra-molas da Vila Sabino – Isabele Paula Farias (PPI);

– Colocação de um container de lixo em frente à Escola João Isidoro Lorentz – Luiza Canton Ziebel (PPI);

– Colocação de um container de lixo em frente à Escola Oliva Lorentz Schumacher – Gabrieli Gass da Silveira (PPI);

– Contratação de quatro médicos fixos para o município, para que o hospital atenda a demanda do município e reduza o tempo de espera, junto com a elaboração de um cronograma para que o hospital tenha médicos 24 horas – Lucas Gressler Trojahn (PGF);

– Aulas de finanças e empreendedorismo para pequenos agricultores, microempresários e àqueles que pretendem abrir uma microempresa – Eliezer Vargas de Vargas (PNG).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo