Os ventos de liberdade sopram no Coração do Rio Grande – por Giuseppe Riesgo
O articulista e o Simpósio Interdisciplinar Farroupilha, que será em dezembro
Depois de um período bastante complicado e que ainda nos aflige, os eventos aos poucos vão retornado à normalidade. Dentre estes está o Simpósio Interdisciplinar Farroupilha. Evento organizado todos os anos pelo Clube Farroupilha, instituição que presidi e que, acima de tudo, me ajudou a crescer e desenvolver.
O SIF (como carinhosamente chamamos), desde sua primeira edição é um completo sucesso. O projeto nasceu ainda em 2014 num cenário de dominação petista e caos no país. Nesse contexto, alguns jovens que sonhavam com mais liberdade civil e econômica resolveram fundar um clube para estudar e disseminar essas ideias pela sociedade. Nascia ali o Clube Farroupilha e, poucos meses depois, o Simpósio Interdisciplinar Farroupilha.
Desde então, anualmente, mais de 700 pessoas passam dois dias estudando e absorvendo as diversas matizes do pensamento liberal. Ciência Política, Filosofia, História, Economia e empreendedorismo, dentre outros, são tratados com o rigor das ideias liberais. O evento é marcante e já está na vanguarda do pensamento liberal em Santa Maria e no interior do Estado.
Na verdade, o SIF já alcançou o país inteiro. Não à toa, todos os anos, temos participantes de todas as regiões do Brasil. Como em 2021 o evento será hibrido, essa participação nacional tende a se ampliar. Em síntese, um projeto construído e residido em Santa Maria, hoje, auxilia na formação de novas lideranças liberais e sua expansão em um país ainda tão amarrado ao atraso das ideias marxistas em todas as suas instituições políticas e sociais.
Eu nunca tive dúvidas que é através das boas ideias que evoluímos e nos libertarmos. O SIF e o Clube Farroupilha são um sopro de liberdade em Santa Maria e o foram na minha vida. Ludwig von Mises dizia que o liberalismo não tinha cores, canções ou símbolos, mas a substância e os argumentos. Que no próximo dia 4 de dezembro nós mais uma vez mostremos a essência e a força dessas ideias. Que consigamos, em mais um grande evento no Hotel Itaimbé, consolidar as ideias liberais e vê-las crescerem em nossa cidade. Eu não tenho dúvidas, assim como Mises, que são elas que iluminarão a escuridão. Vida longa ao SIF, ao Clube Farroupilha e a liberdade como um todo.
(*) Giuseppe Riesgo é deputado estadual e cumpre seu primeiro mandato pelo partido Novo. Ele escreve no Site todas as quintas-feiras.
Clube Farroupilha, como a Academia Santamariense de Letras. é totalmente irrelevante. Como o simpósio. Como diz o radialista da aldeia ‘Carpe um lote’.