Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Destaque

SAÚDE. Autoridades confirmam existência, na cidade, de surto de ‘Toxoplasmose’, com 59 casos registrados

Autoridades da comuna, a começar pelo prefeito Jorge Pozzobom (C), responderam às questões sobre o surto da doença em Santa Maria

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

De forma responsável e transparente, a Prefeitura de Santa Maria e o Governo do Estado convocaram, na tarde desta quinta-feira (19), uma coletiva de imprensa para esclarecer o surto de Toxoplasmose no Município. Na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom; a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte; a chefe de Divisão Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Tani Maria Schilling Ranieri Muratore; e o superintendente da Região Central da Corsan, José Epstein, falaram aos jornalistas sobre os desdobramentos do surto, os cuidados e as precauções, e as medidas adotadas pelo Poder Público para atender às pessoas que apresentaram os sintomas, em especial aquelas que compõem os grupos de risco.

Conforme os agentes públicos, tanto do Município como do Estado, desde o início do mês de abril quando foram detectados os primeiros casos da síndrome febril -, uma força-tarefa foi formada para iniciar o processo de investigação das causas. Até o momento, dos 59 casos registrados, conforme análises do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), 14 foram confirmados.

De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Saúde, Liliane Duarte, todas as medidas de investigação, prevenção e controle estão sendo adotadas no Município. O chefe do Executivo ressaltou que, na segunda-feira (23), estará em Porto Alegre para tratar deste assunto com o secretário Estadual da Saúde, Francisco Zancan Paz. Já na terça-feira, o mesmo assunto será abordado, em Brasília, em reunião no Ministério da Saúde com a presença do deputado federal Osmar Terra.

“Estamos reunindo todos os esforços para acalmar e atender a população e, garantimos, que estamos tomando todas as medidas necessárias. Pedimos calma à população”, enfatizou o prefeito Jorge Pozzobom.

FORÇA-TAREFA NAS UNIDADES

A secretária municipal de Saúde, Liliane Mello Duarte, reforçou que a Prefeitura, com apoio do Estado, dará toda assistência à população e, informou, que neste sábado (21), seis Unidades de Saúde do Município estarão abertas das 8h ao meio-dia (confira quais abaixo) para acolher as gestantes que, junto com os recém-nascidos e imunodeprimidos, estão nos grupos de risco para Toxoplasmose.

“As gestantes que puderem, compareçam às Unidades neste sábado para que recebam orientações e o acolhimento, além de tirar dúvidas que certamente serão levantadas neste momento”, explicou a secretária Liliane.

A chefe de Divisão Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Tani Maria Schilling Ranieri Muratore, lembrou que não há como definir o início e nem o término do surto, mas que será feito uma busca ativa nos postos de Saúde para levantar os casos e esclarecer a fonte de contaminação. Conforme Tani, a literatura médica aponta duas situações para a Toxoplasmose: a água e os alimentos – especialmente carne crua ou mal passada.

“É uma doença endêmica, e os sintomas são semelhantes a outras patologias. Por isso, todos os casos serão investigados. Pedimos calma e ressaltamos que as equipes estão fazendo estudos para identificar a fonte deste surto”, finalizou Tani.

CLIQUE AQUI, E CONFIRA A NOTA INFORMATIVA SOBRE O SURTO DE TOXOPLASMOSE EM SANTA MARIA E AS ORIENTAÇÕES.

UNIDADES DE SAÚDE QUE ABRIRÃO NESTE SÁBADO (21) *
UBS Floriano Rocha (Rua Benjamin Ávila, 12, Cohab Santa Marta)
UBS Ruben Noal (Av. Paulo Lauda, 80 – Cohab Tancredo Neves)
UBS José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1752, Centro)
Centro Social Urbano (Rua Venâncio Aires, 2645 – Vila Oliveira)
UBS Kennedy (Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, S/N, B. Salgado Filho)
UBS Wilson Paulo Noal (Rua Monte Carlo, S/N. Camobi)
* O Horário de funcionamento será das 8h ao meio-dia

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. As pessoas precisam deixar de serem infantis. Governos mentem. Não importa se é em Cuba, no Canadá ou no Uruguai.
    Segundo aspecto é a burrice, pura e simples. Estamos na era da comunicação instantânea. De FB ao Whatsapp. Não dá para esperar 20 dias para fazer uma coletiva com a desculpa de “não espalhar o pânico”. No terceiro ou quarto dia, no terceiro ou quarto caso diagnosticado já é obrigatório começar campanhas de esclarecimento. Se alguém tiver argumentos em contrário não cai nenhum pedaço ler ou ouvir.

  2. De forma transparente e responsável ,as autoridades não quiseram admitir mas dentro do governo existe uma síndrome febrrrril- e das brabas. Disqui o Cladis tem andado muito cabisbaixo, sem vontade pra nada. Só aparece de vez em quando , mas sempre pra cumprir protocolo. Está pensando em deixar o governo para o Cecchin cuidar. Afinal os principais desafios já foram vencidos. Buracos no asfalto zero e Fila zero.!!!A cidade nem reclama mais nada… Está realizado nosso alcaide. E tudo isso com muito amor. Uiii…

  3. Absurdo. Este governo é profissional em mascarar dados e em fazer parecer que as maiores crises ja foram resolvidos. Não assistem Jornal do Almoço? Médicos infectologistas relatando a probabilidade de centenas de infectados. Impressionante o sr. Prefeito não ordenar um mutirão para fazer exames de sangue nos postos de saude a todos os suspeitos. A seguir conceder toda a medicação e tratamento prioritário a estas pessoas infectadas. Será que vão deixar as pessoas doentes morrendo a míngua? O que esperar de tamanhos descaso e despreparo para atuar em situação de crise?

  4. Mas é incrível! Esses textos da assessoria da prefeitura sempre iniciam com adjetivando positivamente a gestão municipal, seja o tema que for.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo