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CIDADE. Pesquisa revela o otimismo do consumidor de SM. Sim, ele quer fazer as suas compras de Natal

Saiba quando ele pretende gastar, em que e onde pretende adquirir o presente

Por Guilherme Bicca (com imagem Freepik) / Da Assessoria de Imprensa da CDL Santa Maria

O presidente da CDL, Marcio Rabelo, recebeu das mãos dos coordenadores do Centro de Referência em Pesquisa Corporativa (CRPC) da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA) o resultado de uma pesquisa de intenção de compras realizada na cidade.

A pesquisa entrevistou mais de trezentos santa-marienses com idade média de 41 anos, e renda familiar de um a quatro salários mínimos regionais. Além de identificar a intenção de fazer, ou não, compras, para o Natal de 2021, o levantamento também buscou informações relacionadas aos tipos de produtos que deverão ser mais consumidos; as pretensões de gastos e até mesmo a forma de pagamento.

Um dos pontos que mais chamou a atenção, porém, está no otimismo: 86% dos entrevistados pretendem fazer compras para o Natal. Eles se dizem mais otimistas, e atribuem a decisão de compras à possibilidade de reunir amigos e familiares depois de dois anos de pandemia.

“Isso significa que a CDL fez uma leitura correta do cenário não só econômico, mas anímico do mercado. Foi pensando nesse otimismo, que criamos a campanha Natal Presente. O Natal deste ano marca a retomada. E a pesquisa do CRPC nos deixa mais seguros, com dados concretos e bem embasados”, comemora o presidente Marcio Rabelo.

O índice de 86% para a intenção de compras é superior aos 79,6% de 2019 (já que não há índice levantado em 2020, em função da pandemia), 82% de 2018 e 77% de 2017.

Ticket Médio

O valor do ticket médio de cada item, para 74,8% dos entrevistados ficou na faixa dos R$ 108,79. O setor que mais aparece entre a intenção de compras do consumidor santa-mariense é o de vestuário, com 37,22%, seguido dos brinquedos, com 25,19%, jóias e bijuterias, com 11,67%. Um número que chamou a atenção são os cheques-presente: 8,33%.

“A importância da vacinação, da volta dos encontros, de um Natal mais ‘presente’ fica evidenciado nesses números: se observarmos, vestuário e jóias e bijuterias, juntos, representam 62,41%. E são setores que dependem dos eventos sociais, das festas, dos jantares, do encontro das pessoas”, ressalta Rabelo.

Forma de pagamento

Sobre a forma de pagamento, 75,4% dos entrevistados afirmam pagar à vista por suas compras de Natal. Sendo que 54,5% deles pretendem pagar em dinheiro e 45,5% no débito em conta. Dos 24,6% restantes que pretendem comprar a prazo, 86,4% dizem utilizar o cartão de crédito, enquanto apenas 13,6% se valem dos cartões de loja e crediário próprio, apontando uma tendência.

Locais de compra

Os locais de compra também foram abordados pela pesquisa: 54,59% dos entrevistados dizem fazer suas compras de Natal em lojas de rua do centro da cidade. Os shoppings tem a intenção de 16%. Enquanto as lojas de bairro ficam logo atrás, na intenção de compra, com 15,76%.

“Isso de certa forma mostra também a força que o comércio vem tomando nos bairros. Em Santa Maria isso é muito visível. Bairros como Camobi, Tancredo Neves, e ruas como Ângelo Bolson e Hélvio Basso, distantes do centro, são fortes centros comerciais, com um grande fluxo de consumidores. Esse empate técnico com os shoppings mostra isso”, avalia o presidente da CDL.

O CRPC afirma que este é apenas o primeiro de muitos estudos que serão feitos com foco no consumidor santa-mariense. “Trabalhos como este são de suma importância para que os empresários locais não mais tateiem no escuro, na hora de traçar estratégias. Agora, somos respaldados por dados. Santa Maria sempre careceu de dados. O CRPC está de parabéns e pode contar com o apoio da CDL na execução de novas pesquisas e estudos”, encerrou o presidente Marcio Rabelo.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

A pesquisa completa está disponível logo abaixo:

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