EstadoTragédia

KISS. “Enquanto fui caindo, fui me despedindo da minha família”, diz jovem que sobreviveu ao incêndio

Delvani Brondani Rosso, hoje com 29 anos, perdeu três amigos no incêndio

Delvani relatou como foi o princípio do incêndio e mostrou as cicatrizes que carrega no corpo. Resgatado pelo irmão, ficou dois meses internado. Foto Juliano Verardi / Imprensa TJRS

Por Janine Souza / Imprensa TJRS

Delvani Brondani Rosso, 29 anos, foi salvo pelo irmão, Jovani, que retirou ele e outras pessoas que estavam no interior da Boate Kiss, durante o incêndio de 27/01/13. Com um relato detalhado e bastante emocionado, o jovem mostrou aos jurados as marcas que ainda carrega no corpo após aquela noite, especialmente nos braços e nas costas. “Enquanto fui caindo, fui me despedindo da minha família, dos meus amigos, pedindo desculpas por alguma coisa que eu tivesse feito. Senti meu corpo queimar, fui caindo e desmaiei”. Ele perdeu 3 amigos, Henrique, Cássio e Jacob.

Delvani morava no município de Manoel Viana e estava visitando um amigo naquele final de semana. Era a segunda vez dele na boate. O grupo de sete amigos chegou por volta da 1 hora da manhã. A fila para entrar na Kiss “dobrava a esquina”. Ele percebeu que o ambiente interno estava quente. “Estava muito lotada. Fomos para o pub porque não tinha lugar para ficar”. Apesar disso, a festa transcorria normalmente. Até que ele viu um rapaz pulando o balcão da copa, chamando as pessoas. “Não dei muita bola porque pensei que fosse briga”.

O irmão dele, Jovani, e outros amigos, estavam dando uma volta naquele momento. “Quando esse menino gritou ‘fogo’, a gente se deu por conta que era sério quando todo mundo se virou para a saída. Nunca pensamos que seria tão sério. Entrelaçamos os braços para não nos perder. Fomos muito devagar porque era muita gente”.

Quando os amigos passaram do canto da copa, as pessoas começaram a ficar mais agitadas. “Comecei a ouvir gritos. E começou a ficar mais intenso o empurra-empurra. Com isso, soltamos os braços. E aí, foi cada um por si. Sempre pensei que conseguiríamos sair”. Delvani recorda que percorreu mais uns 3 metros e as luzes se apagaram. “Comecei a enxergar a fumaça e a sentir o odor. A situação ficou incontrolável. Tu era empurrado para onde a massa ia”.

Quando ficou tudo escuro, Delvani escutava barulho de vidro quebrando. Ele contou que seguiu caminhando conforme podia. “Chegou uma hora em que percebi que não ia conseguir sair”. A vítima lembra que foi perdendo as forças e desmaiou. Ele só acordou quando já estava na calçada.

O irmão dele viu o princípio do incêndio e conseguiu sair a tempo. Foi ele quem resgatou Delvani. Jovani tirou a camisa e entrava rastejando pelo chão para puxar as pessoas. “Os homens, ele puxava pelo cinto; e as meninas, pelos cabelos. Se ele puxasse pelo braço, tirava a pele das pessoas”.

Delvani falou que o irmão relatou que os bombeiros ajudaram com uma mangueira e brigadianos alcançaram uma lanterna para que ele pudesse acessar a casa noturna. “Ele me disse que viu uma pessoa pesada tendo convulsões dentro da boate. Voltou e disse ao bombeiro, que não queria entrar. Meu irmão insistiu e eles entraram e resgataram a pessoa. Depois disso, ele não viu mais o bombeiro”.

Em estado de choque, Delvani sentia muita dor. “Cada vez que eu gritava, parecia que tinham enterrado uma faca na minha garganta”. Ele foi levado ao Hospital de Caridade de Santa Maria. “Parecia uma cena de guerra. As pessoas gritando, pretas, queimadas. E eu também gritava socorro. Minha pele colou na camisa e puxaram com uma pinça. Desmaiei e fiquei 1 mês em coma”. Foram mais de 2 meses internado. O jovem emagreceu 20 kg, teve que reaprender a fazer coisas básicas, como caminhar e se alimentar.

A vítima foi transferida para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. “Fiquei enfaixado, imóvel. Era um prisioneiro do meu corpo. Só conseguia pensar em por que tanta dor e tanto sofrimento”. O irmão contou a ele que dois amigos, Cássio e Henrique, não sobreviveram. “Naquele momento eu queria explodir, terminar com tudo, mas nem isso podia. Apenas escorria as lágrimas. Demorou muito tempo para eu digerir tudo isso. Mas, graças a Deus, estou aqui”.

Ele não lembra de ter visto funcionários da boate orientando a saída do público. Não observou extintores nem brigadistas de incêndio.

O júri foi suspenso por 1 hora para o lanche dos jurados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo