DestaqueSaúde

UFSM. Sindicato docente organiza na tarde desta segunda-feira a Pré-Conferência de Saúde Mental

Evento acontece no formato on-line e é preparatório à Conferência Municipal

Por Fritz R. Nunes (com Imagem de Divulgação) / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Nesta segunda-feira, 13 de dezembro, a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) organiza uma pré-conferência de saúde mental de Santa Maria. O evento, que ocorre na modalidade on-line, inicia às 16h e é aberto à participação do público em geral.

A atividade é preparatória à V Conferência Municipal, cuja data prevista é dias 21 e 22 de janeiro. Para as pré-conferências, a data estipulada para a realização é até 15 de dezembro. O link para acesso à sala é: https://meet.google.com/oij-uvfz-fjf
A diretoria da seção sindical dos docentes também fez um convite às entidades que representam os segmentos da UFSM – Assufsm, Atens, Sinasefe, DCE e APG – para que participem da construção da pré-conferência e contribuam an construção de propostas para a conferência municipal.

O lançamento da V Conferência Municipal de Saúde Mental ocorreu no dia 29 de outubro de 2021, dando início à construção da atividade, com a organização das pré-conferências em diversos setores da comunidade. No total, cerca de 30 pré-conferências foram agendadas até 15 de dezembro. Construída por inúmeras mãos, o tema da 5ª Conferência é: “A união tece a Rede em defesa da Democracia, do SUS, do Cuidado em Liberdade e da Saúde Mental. Vivas.”

Dessa forma, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2022, com a realização da V Conferência de Saúde Mental, haverá a aprovação de propostas, que serão expressadas no Plano Municipal de Saúde, entre outros documentos da Secretaria de Saúde da prefeitura. A partir de fevereiro de 2022 será realizada a etapa estadual e, finalmente, em maio de 2022, a etapa nacional. Em cada etapa serão construídas propostas com participação popular e também serão escolhidos/as delegados/as que participarão da etapa seguinte.

Histórico

As Conferências Nacionais de Saúde Mental têm sido realizadas em momentos importantes da história da política de saúde mental no Brasil, demarcando problemáticas fundamentais que são alvo de discussões e disputas na construção da reforma psiquiátrica brasileira. Elas são consideradas importantes instrumentos de participação da comunidade no setor saúde mental por traçarem as diretrizes e princípios dessa política social.

Após a criação e normatização do Sistema Único de Saúde (SUS) foram realizadas quatro Conferências Nacionais de Saúde Mental no Brasil. A primeira Conferência ocorreu em 1987 e foi um desdobramento da VIII Conferência Nacional de Saúde, que foi um marco por estabelecer que a saúde é um direito de todos e dever do Estado e propor o SUS…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo