DestaqueEstadoSanta Maria

ASSEMBLEIA. Deputado Valdeci Oliveira será o 5º santa-mariense a ocupar presidência do Legislativo

Petista é antecedido pelos conterrâneos Solano, Kurtz, Schirmer e Fabiano

Por Maiquel Rosauro

Pela quinta vez, em quase 200 anos de história do Parlamento gaúcho, um santa-mariense chegará ao posto de presidente da Assembleia Legislativa. Na tarde desta segunda-feira (31), Valdeci Oliveira (PT) tomará posse no lugar de Gabriel Souza (MDB), fechando o último ano da Legislatura 2019-2022.

O primeiro santa-mariense a assumir a liderança da Casa foi Francisco Solano Borges (nascido em Santa Maria em 1915 e falecido em Porto Alegre em 2003), pelo Partido Libertador (PL), em 14 de março de 1964. Ele esteve no cargo durante um momento histórico no país, o Golpe Militar, entre 31 de março e 1º de abril de 1964.

Foi Solano quem promulgou a Semana Farroupilha, em 11 de setembro de 1964, por meio da lei 4.850 (AQUI). Permaneceu no posto até março de 1965.

Em janeiro de 1971, Solano retornou à presidência, desta vez pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), durante o bipartidarismo. Sua trajetória no posto encerrou-se em 28 de fevereiro de 1973.

Solano morreu em 29 de setembro de 2003, aos 87 anos, como decano do Partido Progressista (PP).

Em março de 1984, foi a vez do santa-mariense Carlos Renan Kurtz, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) chegar ao topo da Assembleia. O advogado permaneceu no posto até fevereiro de 1985.

Cezar Schirmer, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), atuou como presidente entre 1991 e 1993.

O peemedebista foi sucedido por Kurtz, que seguiu na cobiçada cadeira pelos dois anos seguintes. O pedetista morreu em 17 de dezembro de 2015, aos 78 anos.

O último santa-mariense na condução da Assembleia foi Fabiano Pereira, primeiro petista presidente do Parlamento gaúcho. Ele ficou no posto por um mês, em janeiro de 2007, após Luiz Fernando Záchia (PMDB) renunciar ao cargo para assumir a chefia da Casa Civil do Governo do Estado, na gestão de Yeda Crusius (PSDB). Fabiano, até então, era o 1º vice-presidente da Mesa Diretora.

Exatos 15 anos depois, Valdeci retoma a história santa-mariense à frente da Assembleia. O petista qualifica o novo cargo como um desafio extraordinário.

“Para mim é histórico. Jamais imaginava que eu, que nasci lá no interior de São José da Porteirinha, que me criei na roça até os 18 anos, que com 25 anos tinha a quinta série incompleta, estar assumindo a Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. É motivo de extraordinário orgulho”, afirma.

São José da Porteirinha é uma comunidade rural de Dilermando de Aguiar, ex-distrito de Santa Maria, emancipado em 1995. O petista ressalta que em seu novo desafio não esquecerá da região e seguirá lutando na defesa da democracia, por menos indiferença e mais igualdade.

“É um plano de muito diálogo, uma gestão compartilhada, buscando o consenso e, no dissenso, ter a responsabilidade de conduzir a gestão da Casa de forma muito tranquila e tendo como guia o Regimento Interno”, disse Valdeci.

O futuro presidente também destaca que pretende colaborar para o debate em temas como pós-pandemia, fome, desemprego, educação e cultura.

Posse

A sessão solene de eleição e posse da Mesa Diretora para o ano legislativo 2022-2023 ocorrerá às 15h, nesta segunda-feira (21). A TV da Câmara de Santa Maria transmitirá a cerimônia, pelo canal aberto digital 18.2.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo