BASTIDORES. Pablo Pacheco, Valdir Oliveira, Paulo Burmann e o IPO da Corsan que ficou para depois
Vereador Pablo Pacheco surpreendeu ao assumir a Presidência no domingo
Por Maiquel Rosauro
O fato de Pablo Pacheco (PP) assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria de forma interina, mesmo que por poucos dois dias, pegou de surpresa lideranças políticas da cidade. O Site conversou com alguns interlocutores que demonstraram incredulidade, não pelo fato de o progressista ter assumido o posto na noite de domingo (23), mas por ter sido necessário chamar o quarto na linha sucessória da Mesa Diretora para ocupar o cargo.
Lembrando que o presidente Valdir Oliveira (PT) está em férias, a vice-presidente Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) precisou fazer uma viagem pessoal por mais de 48 horas e o 2º vice-presidente, Danclar Rossato (PSB), está ausente. Algo raro em se tratando de Parlamento santa-mariense.
Jovem e econômico
Pacheco, 30 anos, é o mais jovem vereador da atual Legislatura e um dos mais econômicos com o dinheiro público. Desde o início do mandato, por exemplo, ele tem quatro assessores em seu gabinete, quando o permitido no Parlamento de Santa Maria são cinco.
“Esta não foi uma promessa de campanha. Tenho funções separadas para cada assessor, como se fosse uma empresa. Um trabalha com a parte jurídica, outro com a gestão do gabinete, um cuida das redes sociais e análises de aferição de público, enquanto outro assessor atua com a relatoria e pesquisas de leis orçamentárias”, explica Pacheco.
Como não tem necessidade de um quinto assessor para fazer a função de rua, ele mesmo vai aos locais em que surgem demandas.
“Posso demorar alguns dias a mais (para dar o retorno), mas sempre vou eu”, afirma Pacheco.
Nova Trento
Valdir reassume a Presidência da Câmara na quarta-feira (26). Nesta segunda, ele fez uma emocionada live em frente ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento/SC. No vídeo, ele agradeceu pela sua saúde. Ano passado, Valdir passou quase quatro meses hospitalizado devido a complicações do covid-19.
Volta às origens
O ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, retornou nesta segunda (24) às atividades didáticas no curso de Odontologia.
“Foi ótimo retomar contato com colegas e estudantes. Um sentimento que preenche espaços que pareciam não mais existir. Existem e não são pequenos. Viva a educação! Viva a Ciência!”, postou o professor.
Burmann, filiado ao PDT, é cotado para concorrer a deputado federal este ano.
Corsan
O site Pipeline, do Valor Econômico, informa que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que deveria fechar uma ancoragem com a Aegea e a Perfin para lançar seu IPO nesta segunda (24), optou por adiar a abertura de capital.
“A sinalização já dada a investidores é que fica para depois”, diz o Pipeline.
Sim, caso da presidencia do Casarão não corre risco nenhum de ser combinado. Kuakuakuakua! Totalmente fruto do acaso. Kuakuakuakua! Passado de atleta de Valdir não ajudou durante a Covid. Alunos da odonto irão aprender a cartilha do PDT de cor. Pergunta na prova: ‘Qual o nome de grande politico brasileiro? a) Itagiba b)Leonel c) Gege d)Alguem nascido em Carazinho e) Alguem nascido em São Borja f) Carlos Lupi’. Corsan? Serviu para Cladistone, o indigesto, assinar um contrato ruim com a empresa e Dudu, o impostor, dar dinheiro para os bancos, prepartivos de IPO não saem de graça. Pior, com quatro altas de juro nos EUA e eleições não sei se a situação melhora muito.