Por Diniana Rubin / Prefeitura de Santa Maria
A Prefeitura de Santa Maria trabalha para beneficiar ainda mais a área da segurança pública por meio da informatização dos boletins de atendimento realizados pela Guarda Municipal. O sistema de Cadastramento, Atendimento e Despacho, que fica no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp-CAD), desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Inovação e Tecnologia da Informação, permite que os agentes da Guarda Municipal possam acompanhar as ocorrências em tempo real na sala de operação, fazer relatórios, gerar gráficos estatísticos e plotar (localizar por meio de coordenadas) mapas geográficos, por exemplo. O sistema entrou em operação em meados de dezembro de 2021.
O sistema foi desenvolvido pelo analista de sistemas da Prefeitura, Fabrício Viero de Araujo, que atua no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e é mantido pela infraestrutura tecnológica da Secretaria Extraordinária de Inovação e Tecnologia da Informação. O objetivo do sistema é oferecer maior controle e agilidade nos atendimentos das ocorrências, que resultará em melhor atendimento à população, bem como planejar ações de prevenção por meio dos dados levantados.
As ligações de denúncias de ocorrências feitas ao 153 ficam concentradas no Ciosp. Com o novo sistema, a partir da chamada recebida, o agente da Guarda Municipal consegue cadastrar local, horário e situação, além de acompanhar o tempo que levará cada atendimento, ou seja, desde o momento em que uma viatura se desloca até o local da ocorrência e finaliza o atendimento. Todas as ocorrências são georreferenciadas, possibilitando a geração de mapas com pontos do local da ocorrência e de pontos para o planejamento de ações da Guarda Municipal, bem como na atuação em conjunto com a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana e a Brigada Militar.
“Este é mais um momento muito importante para a nossa Guarda Municipal, pois estamos acompanhando o futuro com a informatização dos boletins de atendimento. É um avanço nos trabalhos porque vamos conseguir acompanhar as ocorrências em tempo real, realizar relatórios e gráficos quase que instantaneamente”, conta o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro.
Os agentes da Guarda Municipal que operam o sistema no Ciosp-CAD já receberam capacitação e testaram as funções para deixá-lo mais completo possível. A próxima etapa é que os guardas possam gerar os boletins no local da ocorrência usando tablets.
“O sistema Ciosp-CAD de ocorrências atendidas pelo 153 representa um avanço tecnológico que só foi possível a partir da criação desta plataforma em parceria com Secretaria Extraordinária de Inovação e Tecnologia da Informação junto ao Ciosp. Neste mês, já podemos visualizar os atendimentos em tempo real, possibilitando a coleta de dados e a análise para melhor aplicar os recursos humanos e o serviço da Guarda Municipal. É mais um avanço no serviço prestado à segurança no Município”, ressalta o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes.
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