DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Sem nome de consenso, prévias podem voltar ser uma opção no MDB do Rio Grande

Históricos fora da disputa, é o que se indica. Moreira e Souza seguem na pista

Branco foi eleito presidente estadual do MDB no domingo e agora tenta encaminhar definição de nome ao Piratini (Foto Reprodução)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Texto da colunista Taline Oppitz

Nos primeiros dias como presidente titular do MDB gaúcho, o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, sabe que não tem tempo a perder. Segundo ele, a composição da nova executiva estadual seria definida até esta quarta-feira. Simultaneamente, Branco já atua para tentar minimizar o racha partidário e viabilizar costura política que permita o consenso em torno de um nome para representar o MDB na disputa ao Piratini.

O dirigente reconhece que a tarefa é complexa e não descarta que as prévias, originalmente marcadas para o dia 19 deste mês, que acabaram canceladas, voltem ao cenário. “Vamos dialogar o máximo possível, mas se não houver consenso, as prévias voltarão a ser a alternativa”, reconheceu em entrevista ao programa “Esfera Pública”, da Rádio Guaíba.

Seguem no páreo os deputados federal Alceu Moreira e o estadual Gabriel Souza. Branco iniciará ainda uma série de reuniões com dirigentes de outros partidos. A intenção é a de começar a alinhavar alianças na majoritária. Ele reconheceu, no entanto, que sem um pré-candidato definido, a iniciativa será prejudicada.

“A falta de um nome prejudica mesmo, mas não podemos ficar esperando”, afirmou. Os partidos prioritários nas conversas, segundo o dirigente, serão o PTB, o recém-criado União Brasil e o PSD. O PSDB não foi citado por ora, em função do desembarque do governador Eduardo Leite, que ainda não foi oficializado e que está previsto para março.

Além dos complexos cenários interno e externo, há um desafio extra. Ala da velha guarda do MDB, que historicamente apresentava um nome como candidato, está sem representante. O natural seria José Ivo Sartori, que contaria com consenso, mas não quer concorrer. A alternativa seria Cezar Schirmer, mas há consciência do desgaste do ex-prefeito de Santa Maria devido à tragédia da Boate Kiss. O grupo, portanto, por enquanto, está mais atrapalhando do que ajudando a unificar o MDB.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Nota do Editor: o texto foi cronologicamente atualizado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo