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NA REDE (FINAL). Avaliação da presença de Schirmer, Helen e Pozzobom sugere longo caminho a percorrer

Durante quatro dias, você teve aqui, leitor, a oportunidade de conferir a avaliação da recém-formada em Relações Públicas pela  UFSM, Patrícia Koefender, acerca da participação dos principais concorrentes à prefeitura de Santa Maria em 2012, no microblog de internet Twitter. Além de uma introdução explicativa (AQUI), foi possível conferir a análise da autora acerca da interação, com a rede, dos candidatos Cezar Schirmer (AQUI), Helen Cabral (AQUI) e Jorge Pozzobom (AQUI). Agora, vem um resumo, com a avaliação final, acerca da participação do trio. Confira:

Considerações finais

Por Patrícia Koefender

Com a análise da utilização do twitter pelos candidatos à prefeitura pôde-se notar que cada candidato apresentou um modo próprio de construir relações. Cezar Schirmer embora tenha sido o candidato com maior número de seguidores foi o que menor índice de reciprocidade apresentou, revelando que o candidato preferiu estabelecer reciprocidade com sujeitos que conhecia fora da ambiência digital, o que foi corroborado pelo tipo de interação entre o candidato e os perfis com reciprocidade, onde os marcadores do texto revelaram um relacionamento pré-existente entre as partes. Esta relação recíproca foi identificada principalmente com usuários que se declararam politicamente ativos, sendo esta uma marca do capital social presente no meio.

Helen Cabral e Jorge Pozzobom adotaram uma postura expansiva no twitter, estabelecendo reciprocidade com grande parte dos seguidores. Mas esta abertura se mostrou apenas parcial no caso de Jorge Pozzobom, uma vez que grande parte dos usuários que entraram em contato com o candidato não obteve resposta. Esta postura desencoraja a participação, uma vez que não revela o reconhecimento do candidato em relação ao seguidor. Algumas postagens receberam ‘retuittes’ por parte do candidato, mas estas não se constituíram como maioria. Muitos dos perfis que estabeleceram reciprocidade com Pozzobom não realizaram nenhuma tentativa de relação ou de diálogo durante o período analisado, revelando um relacionamento de baixa intensidade no twitter.

Helen Cabral ‘retuitou’ a maior parte das mensagens enviadas a ela por outros usuários, uma maneira de mostrar que recebeu a mensagem e de promover o usuário que a enviou, mas que não cria diálogo, estabelecendo uma relação com laços fracos. Notou-se que os usuários que conheciam Helen fora da ambiência digital receberam respostas textuais para grande parte de suas postagens, mostrando a existência de laços fortes entre estes indivíduos, cuja maioria fazia parte do ambiente político, revelando o capital social presente nele.

Ao analisar os seguidores e seguidos de cada candidato conforme sua inserção na categoria mídia ou política notou-se que, comparativamente, Schirmer foi o candidato que seguiu maior número de perfis relacionados à mídia e a política. Os perfis que o candidato seguiu dividem-se quase igualmente entre política, mídia e outros, revelando que sua atenção estava voltada principalmente para os dois primeiros. Já quanto aos perfis que seguem Schirmer o número de integrantes da categoria “outros” se mostrava bastante superior, mas, mesmo assim, o candidato apresentou pelo menos três vezes mais perfis de integrantes da mídia seguindo o seu perfil em relação aos seus adversários, um dado bastante significativo, pois revela legitimidade frente à mídia.

A predominância de perfis da categoria “outros” entre seguidores candidatos repetiu-se com Helen Cabral e Jorge Pozzobom. Pozzobom apresentou um número superior ao de Helen Cabral no número de perfis da mídia que o seguiam, mas Helen possuía mais perfis ligados à política, revelando que Pozzobom relacionou-se mais com a mídia, enquanto Helen construiu laços com outros políticos. Ambas as atitudes revelam traços de capital social importantes. Quanto aos perfis seguidos, Pozzobom seguiu em sua grande maioria perfis inclusos na categoria “outros”, uma vez que adotou uma postura de “seguir de volta”, gerando reciprocidade. O segundo maior grupo seguido pelo candidato foi o de integrantes da mídia, revelando a importância desta para o candidato. Esta relação encontra-se também entre os perfis seguidos por Helen Cabral, identificando-se uma maioria de perfis de “outros”, seguida por perfis ligados à mídia e em seguida perfis políticos. A singularidade de Helen é o tipo de relação estabelecida com os usuários da categoria política, que como já comentado nos textos anteriores, possuía grande índice de reciprocidade e revelava um relacionamento dialógico e baseado em laços fortes.

Ao fim deste estudo conseguimos entender melhor como se dá a relação dos candidatos com outros políticos, com integrantes da mídia e com o restante da população através do twitter, entendendo a dinâmica de interação entre eles que leva a criação e a manutenção de capital social. Cada candidato utilizou o microblog de maneira diferente, mas em todos os casos – em maior ou menor grau – houve algum tipo de interação e a consequente criação/manutenção de capital social. Muito do potencial relacional do Twitter não foi utilizado, revelando que ainda não se investe tanto quanto seria possível na relação dialógica com os eleitores, limitando o capital social envolvido nesta relação. Como em todos os aspectos das relações sociais, ainda existe muito a se aprimorar.”

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