BASTIDORES. A largada de PP e MDB, os celulares, sessão esvaziada, Frentão Trabalhista, e o Alemão?

Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Divulgação), da Equipe do Site
Julho marcará o ponto de partida para as campanhas eleitorais de progressistas e emedebistas. Ambas as siglas realizarão seminários com o intuito de iniciar o planejamento para 2020.
Em 6 de julho, sábado, das 9h às 13h, na Câmara de Vereadores, o MDB promove o evento “Santa Maria – Perspectivas de Representação”. A programação ainda não está fechada, mas a expectativa é de que ocorram três palestras. Entre os nomes especulados para o evento estão o ex-prefeito Cezar Schirmer e do jornalista Cleber Benvegnú, ex-chefe da Casa Civil no governo Sartori.
O objetivo do seminário do MDB será, basicamente, fortalecer o partido e reaproximar as lideranças da sigla.
Já o PP realizará, também na Câmara, em 13 de julho, às 9h, o evento “Eleições 2020 – Vence quem se prepara melhor”. O destaque será a participação do marqueteiro Zeca Honorato, que ministrará um workshop de marketing político.
PP voando

O presidente do PP/SM, Mauro Bakof, segue empenhado em sua campanha de filiação. Desta vez, quem assinou ficha na tradicional legenda foi a enfermeira e professora estadual Giovania Lima Holkem, que desenvolve projetos sociais voltados à área da saúde.
O que chama atenção é que, a cada nova filiação, o PP leva toda a sua tropa de choque para o ato. Não foi diferente com Giovana, que foi prestigiada pelo vice-prefeito Sergio Cechin; a ex-presidente do PP/SM, Sandra Rebelato; o presidente da Juventude do PP/SM, Gerônimo Amaral; entre outras lideranças.
Desapontados
Alguns vereadores de Santa Maria estão decepcionados com os novos smartphones distribuídos pela Secretaria Geral da Casa. A licitação de telefonia móvel, vencida pela operadora Vivo, no valor de R$ 37.196,64, determina que o Parlamento receba 27 aparelhos com chips em plano de comodato pós-pago (21 aparelhos vão para os parlamentares e os outros seis são distribuídos entre os principais cargos de confiança da Mesa Diretora e motoristas da Casa) (AQUI).
O smartphone distribuído é um LG K11 Plus, com sistema operacional Android. No plano anterior, os edis tinham direito a um Samsung Galaxy S7.
“No anterior (S7) eu fazia fotos bem melhores”, reclamou um vereador que já testa o novo aparelho.
Para quem sonhava com um iPhone (o edital também previa smartphones com o sistema operacional iOS), o desapontamento parece ter sido grande…
Alemão presidente?
As matérias divulgadas pelo site, esta semana, sobre a situação do vereador Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB) em seu partido, repercutiram nos bastidores (AQUI). Nos corredores da Casa do Povo, já tem graúdo apostando que o socialista será eleito presidente do Legislativo no final do ano, sobretudo, por ter anunciado que não voltará a concorrer ao Parlamento.
Maquinário
A comissão especial, proposta por Daniel Diniz (PT), para analisar o contrato entre a Prefeitura e a empresa Mak Máquinas está formada. Oposição e governo escolheram a dedo os representantes do colegiado. Além do petista, estarão na comissão Deili Silva (PTB) e Juliano Soares – Juba (PSDB).

Menos 8
Deili, aliás, esteve ausente do Parlamento, nessa quinta-feira (27), por uma questão de saúde. Logo, a sessão esteve bem esvaziada, já que outros sete vereadores estavam viajando: Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), Celita da Silva (PT) e Jorge Trindade – Jorjão (REDE), em Brasília; e Manoel Badke – Maneco (DEM), Vanderlei Araujo (PP), Alexandre Vargas (PRB) e Adelar Vargas – Bolinha (MDB), em Porto Alegre.

Visita ilustre
A cantora nativista Berenice Azambuja visitou o Parlamento, nessa quinta-feira (27), e foi convidada para usar a tribuna da Câmara. Ela registrou que estava vindo de mala e cuia para Santa Maria.
Frentão Trabalhista I
À noite, Berenice participou de um jantar na casa do presidente do PTB/SM, Jair Binotto. Entre os convidados, destaque para a presença do vereador Ovidio Mayer (PTB) e do presidente do PDT/SM, Marcelo Bisogno. Alguma dúvida de que a base do Frentão Trabalhista está unida?
Frentão Trabalhista II
Fonte do site indica que, embora Bisogno esteja à frente das negociações que estão construindo o Frentão Trabalhista, neste momento, não estão sendo colocados nomes para concorrer à Prefeitura.
“A ideia inicial é formar o bloco”, relata a fonte.
Entre os partidos cogitados na aliança são PDT, PTB, PSB, PCdoB e PRB. O Cidadania demonstrou interesse, mas deve se aliar ao Frentão apenas em um eventual segundo turno.
Eu acho que essa Frente é Fria!
Berenice Azambuja em Sta Maria? Vindo de mala e cuia?
E a GAITA!!!!!
Notícias como esta animam a população.
E pensar que tem gente preocupada com os buracos.