DestaqueSanta Maria

CIDADE. Crise na saúde pública de Santa Maria é tema para debate nesta sexta-feira, na Câmara

Promoção é da Assembleia gaúcha, em conjunto com o Legislativo municipal

Pronto-Socorro do Hospital Universitário está fechado em função da superlotação desde 10 de março (Foto Ebserh/Divulgação)

Por Fritz R. Nunes (com informações da ALRS e da Ebserh) / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Nesta sexta, 18 de março, às 14h30, a Câmara de Vereadores de Santa Maria sedia uma audiência pública para discutir a crise na saúde pública da cidade. A proposição é da Assembleia Legislativa do RS, que através de seu presidente, deputado Valdeci Oliveira (PT), esteve no início desta semana fechando o apoio ao evento por parte de outras entidades locais, entre elas, o Conselho Municipal de Saúde e o próprio Legislativo santa-mariense.

O elemento fulcral desse debate é a superlotação do principal hospital público da região centro, o Hospital Universitário (Husm), que na última quinta, dia 10, fechou o Pronto-Socorro (PS). O fechamento, conforme a gerência da instituição, será mantido até que o governo estadual, que é o responsável pela regulação dos leitos, providencie leitos clínicos de retaguarda em hospitais da região.

Paralelamente à crise vivenciada pelo Husm, as forças políticas em conjunto com entidades que defendem o Sistema Único de Saúde (SUS), reivindicam a abertura definitiva do Hospital Regional, que é vinculado ao governo estadual.

O deputado petista afirma que “é inaceitável que o Hospital Regional siga com inúmeros leitos fechados enquanto o Husm transborda de pacientes”. E acrescenta: “Urgentemente, é preciso que sejam apontadas alternativas para contornar essa grave situação. Qual cidade e qual região não gostariam de contar com um Hospital Regional como o de Santa Maria? Mas é preciso que essa estrutura funcione a pleno”, frisa Oliveira.

Medida recorrente

Segundo a nota divulgada pela Empresa de Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão federal ao qual é vinculado o Husm, a superlotação no Pronto-Socorro do Husm é recorrente. “Somente no ano passado, foram decretados 31 fechamentos temporários, visando normalizar o serviço. Isso porque, o PS está dimensionado – espaço físico, equipamentos e equipe assistencial – para 23 leitos de retaguarda e 6 leitos para receber e estabilizar casos de emergência, mas tem trabalhado acima do dobro da sua capacidade”, diz o informativo.

Ainda conforme a assessoria da Ebserh, o mês de março tem sido um mês atípico nos atendimentos, com taxa de ocupação de 91% (quando a média deve ser de 85% e a máxima de 90%). Isso porque, com a redução dos casos de Covid-19, houve o aumento das demandas represadas das outras doenças…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo