DestaqueEstado

ESTADO. Valdeci participa da Romaria da Terra e cobra ações contra seca. Chuva cancela procissão

Reivindicações do campo fazem parte da tradicional celebração no carnaval

Entre os presentes ao evento, uma figura tradicional, o ex-governador Olívio Dutra (de vermelho) (foto Tiago Machado/Divulgação)

Por Tiago Machado / Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Ao lado do ex-governador Olívio Dutra e de outros deputados, o presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, marcou presença nesta terça-feira (1), na 44a edição da Romaria da Terra, realizada no município de Ilópolis, no Vale do Taquari.

Pautado pelos temas da Agricultura Familiar e da Agroecologia, o evento chamou a atenção para a grave situação da estiagem, a falta de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e o avanço da fome e da pobreza no país, entre outras questões. 

“Os organizadores da Romaria da Terra acertaram em cheio ao colocar como tema da edição de 2022 as questões da agricultura familiar e da agroecologia. Cada vez mais, a sociedade precisa valorizar a atuação dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, especialmente em um momento tão difícil como o atual. Nós fizemos questão de vir aqui hoje, como fazemos todos os anos, para trazer uma mensagem muito forte de esperança, de fé e de compromisso nosso e da Assembleia Legislativa com as lutas de quem coloca comida na mesa da população. E a Romaria foi tão ´pé-quente´ que até a chuva veio. E que venha mais”, destacou Valdeci.

No diálogo com os agricultores e representantes de entidades ligadas ao setor primário, Valdeci destacou que o Parlamento gaúcho seguirá pressionando os governos federal e estadual por ações mais efetivas contra os reflexos da estiagem.

Na semana passada, o presidente do Legislativo instalou uma Comissão de Representação Externa, integrada por cinco deputados (Edegar Pretto, Tiago Simon, Ernani Polo, Tenente-Coronel Zucco e Aloísio Classmann), para acompanhar com profundidade os impactos da crise hídrica no Rio Grande do Sul.

“A Comissão, durante os seus 30 dias de atividades, será mais um instrumento de pressão e de mobilização sobre o tema. É urgente a liberação de um auxílio emergencial para os pequenos produtores”, assinalou Valdeci.

Neste mês de março, a Assembleia já tem duas audiências públicas aprovadas para debater a seca, que ocorrerão nos municípios de Não-Me-Toque, dia 11, e Rio Pardo, dia 25.

CHUVA

Em função da chuva que caiu durante toda a manhã em Ilópolis, a tradicional procissão da Romaria da Terra foi cancelada e a celebração eucarística foi realizada nas estruturas cobertas do Centro Comunitário, localizado na área central do município.

O ato celebrativo denunciou a violência no meio rural, a usurpação de terras indígenas na Amazônia, o uso indevido de venenos na agricultura, o desmatamento e a morte de biomas e a discriminação dos quilombolas e das mulheres.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo