Arquivo

Veja degradada. Jornalista respeitado demonstra como a revista virou panfleto

A direção da Editora Abril e três jornalistas da Veja, que compõem o comando da redação, resolveram processar Luis Nassif. É pouco provável, porém, que obtenham êxito nas ações em que pedem ressarcimento por dano moral. Por duas razões básicas: uma é que o que os motiva é rigorosamente falso, dado que, na contrafação, não existe nenhuma inverdade no que escreve Nassif.

 

E outra é que, para montar a série de reportagens que está publicando nos espaços que dispõem na internet, o atual diretor da Agência Dinheiro Vivo, comentarista de Economia da TV Cultura e ex-atuante na mídia grandona, especialmente na Folha de São Paulo (15 anos) e TV Bandeirantes, simplesmente usa as próprias reportagens da Veja para montar o seu trabalho. Ou seja: se alguém mente é a própria revista.

 

O fato é que Luis Nassif está fazendo, com talento e muito profissionalismo, aquilo que muitos gostariam de fazer (inclusive eu), mas não conseguem. Por isso, também, experimenta grande solidariedade entre todos os que já perceberam, há muito tempo, que aquela que é a maior revista do País em circulação e faturamento faz qualquer coisa, menos jornalismo. Virou um panfleto. Para decepção dos que acompanharam a sua história de luta e defesa da democracia, valores que se perderam especialmente a partir dos anos 90.

 

A série de Nassif, que tem tudo para se transformar em livro, já está no 12º capítulo  – “O bookmark de Mainardi – de como as fontes italianas falavam o português”. E vem mais por aí. Nela, são desnudados os métodos nada éticos, e talvez ilegais, utilizados pelo comando da redação da revista. Que, mais que se submeter a interesses, age em nome deles, inclusive “assassinando” reputações, como refere o jornalista. É um trabalho fantástico. E, creia, imperdível.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – Não deixe de ler aqui também a íntegra do texto “O dossiê falso – o furo jornalístico que virou um pterodáctilo”. No mesmo endereço você encontra todos os outros 11 capítulos já escritos por Luis Nassif, e que correspondem (com os que ainda virão) num verdadeiro inventário de uma revista que já foi a de maior credibilidade do país e hoje é um simulacro, para dizer o mínimo.

Para entender um pouco mais do que significa esse importante debate que acontece na grande rede, convém a leitura do artigo}“Caso Nassif/Veja esquenta a guerra política na blogosfera brasileira”, de Carlos Castilho, no Observatório da Imprensa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo