DestaqueRegiãoSanta Maria

GUINNESS. Formação Geológica Santa Maria é reconhecida como berço dos “dinos” mais antigos

22 municípios da região receberão dia 16 o certificado do livro dos recordes

Por Rafael Favero (com imagem de Victor Freijó/Divulgação) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Santa Maria será o ponto de encontro da paleontologia internacional na próxima quarta-feira (16). Na ocasião, ocorrerá a solenidade de entrega do certificado do Guinness World Records de que a formação geológica que leva o nome da cidade e engloba outros 21 municípios gaúchos é o berço dos dinossauros mais antigos do mundo.

A Prefeitura de Santa Maria é uma das apoiadoras do evento, que tem a realização da Associação Sul Brasileira de Paleontologia e do Projeto DinOrigin e a participação do Instituto Federal Farroupilha. O Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ficou responsável pela organização do local, o Itaimbé Palace Hotel, no Bairro Centro, e pelo coffee break do evento. A solenidade começa às 15h. 

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria, Ticiana Fontana, o reconhecimento do Guinness tem uma importância histórica para a paleontologia. Ela afirma que, enquanto poder público, a Prefeitura pode articular instituições e carregar a bandeira do turismo em torno dos dinossauros. 

“Nosso sonho é ter uma rota com atrativos paleontológicos em toda a região. A paleontologia nos coloca no mapa do mundo. Além disso, o apoio da Prefeitura para essa cerimônia também vai ao encontro do turismo de eventos, que é um dos focos da nossa secretaria”, comenta Ticiana. 

RECONHECIMENTO ÀS DESCOBERTAS

A Formação Geológica Santa Maria engloba Santa Maria, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Candelária, Vera Cruz, Rincão dos Cabrais, Vale do Sol, Paraíso do Sul, Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Nova Palma, Silveira Martins, Restinga Sêca, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Mata, São Vicente do Sul, Jaguari, São Francisco de Assis e Nova Esperança do Sul.

O certificado do Guinness registra que os dinossauros encontrados por pesquisadores nessa região viveram há 233,2 milhões de anos. A instituição que fez o requerimento e apresentou a documentação em defesa do título foi a DinOrigin. 

Diretor de projetos da DinOrigin e presidente da Associação Sul Brasileira da Paleontologia, Ciro Cabreira, explica que o certificado já foi enviado pelo Guinness. Porém, a cerimônia irá formalizar a entrega para as comunidades envolvidas nas pesquisas. Paleontólogos, políticos, empresários e professores já foram convidados para participar. 

“Neste evento, vamos repassar os certificados aos donos legítimos, que são os municípios assentados sobre essa estrutura geológica. A intenção é que eles explorem esse título no fomento ao turismo”, afirma o paleontólogo. 

Cabreira ainda conta que as primeiras pesquisas na região das quais há registro datam do início do século 19. De lá para cá, as técnicas e os estudos em paleontologia evoluíram, inclusive com a participação das universidades e de iniciativas privadas, como o próprio DinOrigin. Entre os exemplares descobertos mais famosos, estão o Staurikosaurus pricei; o Buriolestes Schultzi; o Pampadromaeus barberenai; o Bagualosaurus agudoensis; o Nhandumirim waldsangae; e o Saturnalia tupiniquin. Foram esses os gigantes que dominaram o mundo há milhões de anos e viveram bem perto, na parte central do Rio Grande do Sul. 

Guinness World Records é um livro publicado anualmente desde 1955 e que contém uma coleção de recordes conhecidos de forma internacional.

SOLENIDADE DE ENTREGA DO CERTIFICADO DO GUINNESS WORLD RECORDS

Quando – Quarta-feira, 16 de março, às 15h

Onde – Salão de eventos do Itaimbé Palace Hotel (Rua Venâncio Aires, 2.777, Bairro Centro)

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo