DestaqueSanta Maria

TRÂNSITO. Mais de 6,7 mil autuações registradas em fevereiro. Foram 36,2% a menos que em janeiro

Controladores constataram 4.322 infrações e os agentes de trânsito 2.693

Avenida João Luiz Pozzobon, com limite de velocidade em 50 km/h, segue a campeã das infrações (Foto João Vilnei/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, divulga o balanço dos registros dos controladores de tráfego e das autuações presenciais efetuadas pelos agentes de trânsito nas vias urbanas da cidade em fevereiro de 2022.

No segundo mês do ano, os números apontam que foram registradas 4.322 infrações de trânsito. Em comparação com os 6.774 registros de janeiro, houve redução de 36,2% nas infrações aplicadas pelos controladores, isto é, 2.452 autuações a menos do que no mês anterior (confira abaixo os números em cada um dos nove pontos com controladores).

“Além de fevereiro ser um mês considerado atípico por suas especificidades (tem 28 dias e é um período de férias), também é o oitavo mês de funcionamento dos controladores de tráfego. Sabemos que, nos primeiros meses, os equipamentos ainda eram novidade, mas, com o passar do tempo, os condutores de veículos passaram a se acostumar com a sinalização e o limite de velocidade nessas vias. A cada mês, as estatísticas refletem a regressão no número de autuações registradas pelos equipamentos. Nosso propósito, enquanto Secretaria, é reiterar o compromisso com a valorização da vida e, para isso, é preciso que os condutores de veículos continuem conscientes fazendo a sua parte no trânsito”, ressalta o secretário de Mobilidade Urbana de Santa Maria, Orion Ponsi.

A Avenida João Luiz Pozzobon segue como a via com mais infrações registradas. No local, a permissão para trafegar é de 50 km/h conforme as placas indicativas ao longo da via. Das cerca de 1,7 mil infrações registradas na avenida em fevereiro, mais de 1,4 mil foram por excesso de velocidade em até 20% além do limite permitido. Os motoristas que são flagrados pelos equipamentos de controle de tráfego excedendo o limite de velocidade nesses nove pontos das vias urbanas, e passando no sinal vermelho do semáforo ou parando sobre a faixa de pedestre nesses locais, recebem a notificação emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS). 

Os controladores de tráfego fazem parte de mais uma etapa do cercamento eletrônico, sendo a concretização de um projeto moderno e inovador de segurança proposto pelo Executivo Municipal, que contempla também o videomonitoramento de pontos estratégicos de Santa Maria por mais de 800 câmeras com alta tecnologia. A central funciona junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na Avenida Medianeira.

Autuações por agentes de trânsito e na Zona Azul

Ainda no mês de fevereiro, além das 4.322 infrações registradas pelos controladores, também foram constatadas outras 2.693 autuações no trânsito de Santa Maria. Dessas, 2.356 foram registradas por agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e 337 pelos fiscais da Zona Azul. Pelo segundo mês consecutivo, a Avenida Borges de Medeiros foi a via com registro do maior número de infrações, sendo 306 autuações. A irregularidade mais incidente foi condutor ou passageiro sem usar o cinto de segurança, com 712 infrações. Na sequência de registros, consta de Proibido Estacionar/ Proibido Parar e Estacionar, com 329 infrações, e conduzir motocicleta com capacete/viseira em desacordo com a regulamentação, com 270 infrações (veja a lista completa abaixo).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo