DestaqueTurismo

VERÃO. Estudo da Fepam informa que quatro balneários da região estão impróprios para banho

Nova Palma, São Vicente do Sul e São Francisco de Assis estão na lista

Balneário de Nova Palma foi considerado impróprio para banho no último relatório apresentado pela Fepam na temporada 2021/2022. Foto Maiquel Rosauro / Arquivo

Por Maiquel Rosauro

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou na sexta-feira (4) seu último boletim do Projeto Balneabilidade da temporada 2021/2022. O estudo indica que nove pontos estão com condições impróprias para banho no Rio Grande do Sul, sendo quatro na região. A pesquisa é realizada desde o verão 1979/1980 e integra o projeto RS Verão Total do governo do Estado.

Na região, estão na lista de impróprios para banho os balneários de: Nova Palma, banhado pelo Rio Soturno; Passo do Umbu, no Rio Ibicuí, em São Vicente do Sul; e Poço das Pedras (Arroio Inhacundá) e Jacaquá (Rio Ibicuí), ambos em São Francisco de Assis.

Ainda na região, o relatório informa que estão próprios para banho: Balneário Passo do Verde (Rio Vacacaí), em Santa Maria; Praia das Areias Brancas (Rio Santa Maria), em Rosário do Sul; Balneário São Simão (Rio Santa Maria), em Cacequi; Balneário Distrito de Ernesto Alves (Rio Ibicuí), em Santiago; Balneário Fernando Schilling (Rio Jaguari), em Jaguari; Balneário de Mata (Rio Toropi), em Mata; Praia Nova (Rio Jacuí), em Cachoeira do Sul e o Balneário das Tunas (Rio Vacacaí), em Restinga Sêca.

No total, foram monitorados 90 pontos nesta temporada. Para conferir a lista completa, clique aqui.

Recomendações da Fepam aos banhistas:

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo