DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Levantamento mostra que a polarização Lula/Bolsonaro chegou ao Congresso

Em 70 líderes parlamentares, apenas dois não citaram um dos dois nomes

Mesmo no Congresso, é percebida a cada vez mais forte polarização (Fotos Ricardo Stuckert e Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Do portal especializado Congresso em Foco / Por Rudolfo Lago, André Sathler e Ricardo de João Braga

A nova rodada da pesquisa Painel do Poder, que o Congresso em Foco Análise faz a cada trimestre com 70 dos principais líderes da Câmara e do Senado mostra que a percepção de que a eleição presidencial deste ano tende a ficar polarizada entre o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente Jair Bolsonaro, do PL, chegou ao Congresso Nacional.

Os parlamentares ignoraram seus próprios partidos e os candidatos ligados a eles que estão na disputa e praticamente cravaram considerar que um dos dois nomes que hoje lideram a corrida presidencial, Lula ou Bolsonaro, será o próximo presidente da República.

Vale mencionar que há entre os atuais pré-candidatos à Presidência parlamentares, como a senadora Simone Tebet (MS), candidata do MDB, e o deputado André Janones (Avante). E partidos com representação no Congresso têm seus próprios nomes ou avaliam ter. Casos do PSDB, com João Doria; do Podemos, com Sergio Moro (ainda não havia saído do partido quando a consulta foi feita); do PDT, com Ciro Gomes; do PSD, que tinha o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG) e avaliava (sem sucesso) puxar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, atualmente no PSDB,

Painel do Poder fez a seguinte pergunta aos deputados e senadores pesquisados: “Na sua opinião, quais são os três nomes com mais chances de vencer a eleição presidencial de 2022?”. A primeira resposta indicando aquele que consideravam ter mais chances. As respostas mostram que mesmo dentro do Congresso, apesar dos discursos públicos, pouquíssimos avaliam reais as possibilidades da chamada terceira via.

Na tabela com a primeira resposta dos entrevistados, só houve duas menções que não foram a Lula ou Bolsonaro, uma menção ao governador de São Paulo, João Doria, candidato do PSDB, e uma ao cientista político Luiz Felipe D’Ávila, candidato do Novo.

Adeus, terceira via

Lula foi o nome mencionado por 48 dos entrevistados. Bolsonaro por 24 deles. “Aqui houve uma mudança grande na percepção dos parlamentares. Nas últimas rodadas do Painel do Poder em que o assunto foi perguntado, nomes da chamada ‘terceira via’ apareciam com uma quantidade pequena, mas significativa de menções. Desta vez, os parlamentares afunilaram as menções em Lula e Bolsonaro, apontando para a confirmação de uma eleição polarizada entre os dois candidatos e pela inviabilização de uma terceira via – ao menos aos olhos dos congressistas”, observa a pesquisa.

“Vale destacar que Lula conseguiu 3 menções entre os congressistas da base do governo, enquanto Bolsonaro não foi citado nenhuma vez como favorito pelos parlamentares da oposição. Quanto aos independentes, Lula lidera com 11 menções, enquanto Bolsonaro tem 4. Foi nesse grupo que Dória e Filipe D´Ávila conseguiram suas menções”.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo