Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EducaçãoUFSM

BOA NOTÍCIA. País tem 1.240 cursos de Direito. OAB dá selo de qualidade só para 89. Apenas cinco são gaúchos. E dois de Santa Maria

São 1.240 cursos de Direito em todo o Brasil. Deles, 740 foram avaliados pela Ordem dos Advogados do Brasil – que utilizou como critérios a participação (de no mínimo 20 alunos de cada curso) em três Exames da Ordem unificados e também o conceito obtido no úlitmo Enade, em 2009.

Apenas 89 receberam o Selo de Qualidade da OAB, no país inteiro. O Rio Grande do Sul contribuiu com cinco. E aí a boa, aliás ótima, notícia: dois cursos de Santa Maria foram “selados”: o da UFSM e o do Centro Universitário Franciscano-Unifra. Os outros três são da FURG-Rio Grande, UFRGS e UFPEL.

Para saber mais sobre o “selo de qualidade” conferido pela Ordem dos Advogados do Brasil, acompanhe material publicado pelo ótimo Espaço Vital, sítio especializado em informações da área jurídica. A seguir:

 “OAB confere selo de qualidade a 89 cursos de Direito brasileiros

Cooperar para melhorar a qualidade do ensino jurídico no Brasil. Esse é, segundo o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, o objetivo principal da OAB ao conferir os certificados do Selo OAB de 2011 aos cursos de Direito avaliados pela entidade como os de melhor qualidade do País.

O presidente da OAB afirmou, em seu discurso, que os representantes desses 89 cursos são grandes exemplos a serem seguidos pelas demais instituições de ensino que buscam um ensino de qualidade, num país que hoje contabiliza 1.240 cursos de Direito em funcionamento. “A quantidade de cursos jurídicos no Brasil é enorme se levarmos em conta que temos 195 milhões de habitantes e se compararmos a nossa realidade com a da China – que tem 987 cursos para 1,3 bilhão de habitantes – e dos Estados Unidos, com apenas 201 cursos jurídicos”.

O presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB, conselheiro federal Rodolfo Hans Geller, detalhou aos presentes os critérios utilizados pela entidade para a seleção das instituições que receberam os certificados e afirmou que o total de cursos só não é maior em razão dos poucos investimentos na educação pública e da enorme quantidade de cursos interessados apenas no lucro e no ensino mercantilizado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

CONFIRA_AQUI_A_RELAÇÃO_DE_TODOS_OS_CURSOS_LISTADOS

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Claudemir, desde o século XIX, o Patropi, é tido e reconhecido como o país dos ‘Bachareis’. Porque será? Surpresa foi ‘não encontrar’ (posso teclar?) a Fadisma! (NOTA DO SÍTIO – o editor não ousa afirmar, mas a ausência da Fadisma deve se explicar, provavelmente, pelo fato de ser um curso novo e não participou de todos os Exames da Ordem e/ou dos Enades – que foram avaliados pela OAB. Não se trata, aqui, de menosprezo à instituição, mas mera questão cronológico. O mesmo ocorre em relação aos outros cursos de Direito da cidade, ainda mais jovens que a Fadisma)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo