DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Lula oficializa pré-candidatura e ressalta necessidade de combate à fome

Lula disse que política da Petrobras passará por mudanças caso seja eleito

Lula oficializou sua pré-candidatura à Presidência da República. Foto Ricardo Stuckert / Divulgação

Por Sul 21

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou oficialmente, neste sábado (7), em São Paulo, a sua pré-candidatura à presidência da República. O lançamento também marcou a consolidação do movimento “Vamos Juntos pelo Brasil”, que já conta com a participação dos partidos PSB, do pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin, PCdoB, PV, Rede, Psol e Solidariedade. O evento começou às 10h, no Expo Center Norte.

O evento contou com uma série de falas, entre elas de Alckmin, que apareceu em vídeo em razão deter testado positivo para covid-19. O ex-governador paulista reafirmou a urgência de derrotar o bolsonarismo em outubro. “Lula é hoje a esperança que resta ao Brasil. Não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira. É a única via da esperança para o Brasil”, disse. “Serei um parceiro leal, seriamente comprometido com seu propósito de fazer do Brasil um país socialmente mais justo, economicamente mais forte, ambientalmente mais responsável e internacionalmente mais respeitado. Temos uma grande luta pela frente, uma luta pela mudança, e o caminho é com Lula.”

Já o discurso de Lula foi marcado pela necessidade de o País voltar a combater à fome. “Em 2003, quando tomei posse como presidente da República, eu disse que se, ao final do meu mandato, todos os brasileiros tivessem pelo menos a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar, eu teria cumprido a missão da minha vida. Travamos contra a fome a maior de todas as batalhas, e vencemos. Mas hoje sei que preciso cumprir novamente a mesma missão”, disse.

O ex-presidente pontuou que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de alimentos e o maior produtor de proteína animal do mundo. “Produzimos comida em quantidade mais do que suficiente para garantir alimentação de qualidade para todos. No entanto, a fome voltou ao nosso país. Não haverá soberania enquanto 116 milhões de brasileiros sofrerem algum tipo de insegurança alimentar. Enquanto 19 milhões de homens, mulheres e crianças forem dormir todas as noites com fome, sem saber se terão um pedaço de pão para comer no dia seguinte. Não haverá soberania enquanto dezenas de milhões de trabalhadores continuarem submetidos ao desemprego, à precarização e ao desalento”, afirmou.

Lula argumentou que a disparada da inflação e dos preços nos alimentos está relacionada às privatizações de refinarias e gasodutos, bem como à política de paridade do preço dos combustíveis com o mercado internacional praticada atualmente pela Petrobras.

“O resultado desse desmonte é que somos autossuficientes em petróleo, mas pagamos por uma das gasolinas mais caras do mundo, cotada em dólar, enquanto os brasileiros recebem os seus salários em real. O óleo diesel também não para de subir, sacrificando os caminhoneiros e fazendo disparar os preços dos alimentos. O botijão de gás chega a custar 150 reais, comprometendo o orçamento doméstico da maioria das famílias brasileiras”, disse.

Segundo Lula, a política da Petrobras passará por mudanças caso seja eleito. “Nós precisamos fazer com que a Petrobras volte a ser uma grande empresa nacional, uma das maiores do mundo. Colocá-la de novo a serviço do povo brasileiro e não dos grandes acionistas estrangeiros. Fazer outra vez do Pré-Sal o nosso passaporte para o futuro, financiando a saúde, a educação e a ciência”, afirmou.

Ele destacou ainda que a situação é agravada porque a renda familiar não tem acompanhado a inflação. “Neste primeiro trimestre de 2022, a renda familiar dos brasileiros desabou para o menor nível dos últimos dez anos. O resultado é que 77,7% das famílias estão endividadas. E o mais triste é que grande parte dessas famílias estão se endividando não para pagar a viagem de férias com os filhos, ou a reforma da casa própria, ou a compra de uma televisão ou de uma geladeira. Elas estão se endividando para comer. Ou seja: o Brasil voltou a um passado sombrio que havíamos superado”, disse.

Esta será a sexta vez que Lula concorrerá à presidência. Confira a íntegra do discurso.

Leia, AQUI, a matéria na íntegra no site do Sul 21.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo