Arquivo

Não custa lembrar. Lula, presidente; Schirmer, prefeito. As semelhanças. E diferenças

Confira a seguir trecho de nota que publiquei no início da madrugada de 30 de dezembro de 2006, um sábado:

“Segundo mandato. Novo ministério de Lula só será conhecido no final de janeiro. Talvez…  

Lula assume o segundo mandato, oficialmente, na segunda-feira, 1º de janeiro. Na sexta entra em férias. Fica fora uma semana. E aí quem fica articulando as mudanças no ministério são Tarso Genro, Dilma Rousseff e Luiz Dulci.

Mas os nomes, meeeesmo, a serem anunciados pelo Presidente, serão conhecidos apenas no final do mês. Se é que não for em fevereiro. Há alguns fatores a determinarem essa demora. Mas há uma, principal: Lula quer esperar o desfecho da sucessão na eleição para Presidente da Câmara dos Deputados e do Senado. E quer saber, sobretudo, com quem pode contar, dos partidos ditos aliados
...”

 

Para ler a íntegra, e inclusive o artigo que deu origem à nota, clique aqui.

 

PASSADOS EXATAMENTE DOIS ANOS, a diferença óbvia (afora os cargos distintos) é que Lula passaria para seu segundo mandato, enquanto Schirmer assume pela primeira vez a prefeitura. Mas há semelhanças. Fiquemos com uma delas: tanto o Presidente àquela época, quanto o prefeito agora, tomam conta do cargo sem ter o primeiro escalão completo. E isso pode ser muito importante no futuro imediato de Schirmer, como acabou sendo no de Lula. Ah, mas há uma outra diferença importante: Lula não sabia quem dirigiria o Congresso; Schirmer sabe: serão seus aliados que dirigirão o Legislativo. Aliás, ele, ao contrário do Presidente, tem maioria que chega a ser acachapante, na Câmara de Vereadores.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo