DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Em Santa Maria e com o Soldiers, a grande final do Gauchão é oficializada

Pela segunda vez, finalíssima opõe os santa-marienses ao Pumpkins, da capital

Soldados disputam 5ª final consecutiva. Santa-marienses não perdem finalísisma desde 2012 (Fotos Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Pedro Pereira

No dia 15 de maio (sábado), às 14h, o Santa Maria Soldiers recebe o Porto Alegre Pumpkins para disputar o título da décima segunda edição do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano no Estádio Presidente Vargas, conforme anunciado pela Federação Gaúcha de Futebol Americano. 

Na temporada de retorno da marca, os Abóboras, que conquistaram a primeira vaga, ascenderam ao topo da tabela do grupo B ao ganhar do Canoas Bulls, do Carlos Barbosa Ximangos e do União da Serra FA. Já os Soldados de SM, ao vencerem, sem sofrer pontos, o Bulldogs FA, o Erechim Coroados e o Santa Cruz Chacais, dominaram o grupo A.

Vale destacar que o primeiro colocado de cada grupo se classificava para o Gaúcho Bowl – nome dado à grande final do torneio – e que as duas equipes finalizaram a fase inicial de forma invicta.

Esta é a segunda vez que os times se enfrentam em uma final estadual. Em 2012, os porto-alegrenses venceram o time do Coração do Rio Grande por 20 a 14, no jogo de ida disputado em Santa Maria, e por 20 a 13, na partida de volta decidida na capital gaúcha.

Até o momento, apenas três equipes foram capazes de conquistar o caneco do Gauchão: o extinto Juventude FA, em 2015; o tradicional Porto Alegre Pumpkins, em quatro oportunidades (2008, 2010, 2012 e 2014); e o Santa Maria Soldiers, em seis edições (2011, 2013, 2016, 2017, 2018 e 2019). Em 2009, a competição não foi realizada.

Questionado sobre a temporada regular do Soldiers e o retorno do histórico clássico estadual entre os Soldados e os Abóboras, o coordenador defensivo do Santa Maria, Maurício Faé, manifesta satisfação com a campanha de sua equipe e muito respeito sobre os rivais.

“A nossa preparação vem, passo a passo, desde o início da temporada para tentar chegar na melhor condição possível nessa final e acredito que a gente tá conseguindo cumprir com esse objetivo. Em relação a enfrentar o Pumpkins: são duas das equipes mais tradicionais daqui do Estado, são as duas maiores campeãs daqui do Estado. É um jogo muito interessante, a gente respeita muito os atletas e a instituição Pumpkins. Acredito que vai ser um jogo extremamente equilibrado, bem agradável pro público e a gente busca a vitória. Trazer o título para Santa Maria é o maior objetivo do primeiro semestre para o Soldiers”, afirmou Faé.

Já o head coach da equipe da capital gaúcha, Rodrigo Palaver, demonstra animação e ansiedade em retornar, com uma das camisas mais pesadas do Estado, em uma grande final – ainda mais contra o Santa Maria Soldiers. “A volta do Pumpkins à final do Campeonato Gaúcho após sete anos é algo realmente incrível para nós, a expectativa é imensa. É fruto do nosso trabalho e esforço desde a volta da equipe, em 2020, até aqui. Jogar uma final contra um adversário do nível do Soldiers é realmente desafiador. Acredito que todos querem jogar contra grandes equipes e o Soldiers é essa grande potência, que passou a ser exemplo de qualidade aqui no Rio Grande do Sul. É o patamar que buscamos atingir”, contou Palaver.

Detalhes sobre as vendas de ingressos ainda não foram oficialmente divulgadas. Contudo, a partida, que acontece no dia 15 de maio (sábado), às 14h, será transmitida no canal oficial da Federação Gaúcha de Futebol Americano no YOUTUBE.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo