DestaqueRegião

CACHOEIRA DO SUL. Pórtico da BR 153 começa a tomar forma. Projeto feito em parceria com a UFSM

Proposta visa tornar o local espaço que seja um ponto de encontro e de lazer

Em cada lado da via serão colocados sete postes metálicos e mais um totem luminoso com três lados (Foto Reprodução)

Por Patricia Miranda / Prefeitura de Cachoeira do Sul

O pórtico que será instalado na BR 153 (Bairro Fátima) começou a tomar forma, a obra está sendo feita através da parceria entre a Prefeitura de Cachoeira do Sul e Cooperativa Sicredi Centro Leste RS, que ficou responsável pela organização do consórcio de patrocinadores da obra. Nesta etapa de construção das fundações, quem passa pelo local ainda não vê a estrutura metálica do pórtico, mas ela é considerada uma das mais importantes da obra, pois dará sustentação para os postes metálicos do pórtico.

De acordo com o engenheiro civil Maurício Anton, responsável técnico da obra, nesta etapa foram feitas as aberturas dos buracos para montagem das formas dos blocos de fundação, bem como armações de ferro e posicionamento dos gabaritos dos postes metálicos, e concretagem da estrutura, onde foram utilizados 26 metros cúbicos de concreto. Esta etapa já foi concluída na semana passada. Agora é necessário aguardar um período de 28 dias para cura do concreto, de maneira que ele alcance a resistência projetada. O posicionamento dos gabaritos na forma dos blocos foi feita com auxílio de topógrafo, afim de atender ao correto posicionamento de acordo com o projeto. Estes gabaritos servirão para posterior instalação dos postes metálicos, cuja ligação será parafusada.

Em cada lado da via serão colocados sete postes metálicos e mais um totem luminoso com três lados, que trarão o nome da cidade, logomarca das empresas parceiras e a descrição “Bem-vindo” para quem chega e “Boa Viagem” para quem está deixando a cidade.

Maurício explica que os postes metálicos simbolizarão cachos de arroz em uma referência ao município, capital nacional e estadual do arroz. A ideia, bem como o projeto, foi desenvolvida através de uma disciplina ofertada pela Universidade Federal de Santa Maria/Campus Cachoeira do Sul, através do curso de Arquitetura e Urbanismo. Esses postes estão sendo produzidos pelas empresas do grupo AgroScrew e o mais alto terá 10 metros de altura.

Próximas etapas já estão definidas

As próximas etapas da obra já estão definidas. Em breve começa a construção dos muros de contenção da escadaria e estacionamento, vigas da escadaria, finalização da terraplanagem, bancos de concreto, postes de iluminação (toda a área será iluminada) e pavimentação da área com blocos intertravados de concreto (cerca de 1.900m²), nesta ordem. A finalização será feita com ajardinamento, além de gramas serão utilizadas árvores frutíferas, pois a ideia é que o espaço seja um ponto de encontro e de lazer.

A Secretaria de Planejamento é a responsável pela gestão e acompanhamento técnico da obra, a Secretaria de Obras está cedendo máquinas e servidores para terraplanagem e pavimentação da área, e a Sicredi juntamente com o grupo de patrocinadores ficou responsável pelas estruturas metálicas e de concreto, instalações elétricas e hidráulicas e ajardinamento da área.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo