DestaqueEleições 2020

CÂMARA. Polícia Federal cumpre mandado de busca no Parlamento em investigação sobre notícias falsas

Servidora da Câmara será suspensa e Legislativo abrirá uma apuração interna

Investigação apura publicações falsas e difamatórias publicadas em perfil falso contra candidato a prefeito (Foto PF/Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

A Polícia Federal bateu na porta da Câmara de Vereadores de Santa Maria, nesta sexta-feira (24). Os agentes cumpriram mandados de busca em uma investigação sobre a disseminação de notícias falsas nas eleições de 2020. O notebook pessoal de uma servidora teria sido apreendido.

“A investigação iniciou em 2020 após a representação de um partido político de que perfis falsos estariam realizando postagens em redes sociais com notícias falsas e difamatórias sobre um candidato a prefeito. Os mandados foram expedidos pela Justiça Eleitoral de Santa Maria”, informa a Polícia Federal.

As buscas teriam acontecido em dois locais da cidade. Não foram divulgados os nomes dos envolvidos e nem qual legenda fez a denúncia.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira (PT), comentou que o Poder Legislativo tomará providências.

“Vou suspender temporariamente essa servidora, para que possamos abrir um processo interno, para tomar conhecimento e saber se houve alguma falha que esteja relacionada com algum equipamento da Câmara”, afirma Valdir.

Na tarde desta sexta, o Parlamento divulgou um comunicado. Confira:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Santa Maria, 24 de junho de 2022.

A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria esclarece, por intermédio da presente nota, que o episódio ocorrido na manhã desta sexta-feira, 24 de junho de 2022, nas dependências da ala administrativa do Poder Legislativo, não guardam relação direta com a Casa.

Consoante noticiado aos veículos de comunicação, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão em desfavor de um servidor da Casa Legislativa que, segundo informações preliminares, guardam relação tão somente com fatos de sua vida privada.

Tendo em vista que a Administração do Poder Legislativo não teve acesso a nenhuma informação ou documento oficial para fins de análise de eventuais medidas necessárias, comunica que, na manhã de segunda-feira, solicitará, oficialmente, maiores esclarecimentos ao Órgão Policial para remeter o caso à análise jurídica.

Por fim, a Câmara reitera seu irrestrito e absoluto respeito e cumprimento das leis que norteiam à Administração Pública.

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SANTA MARIA

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo