DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Projeto para abrir supermercados aos domingos, animais em veículos e edis no Alegrete

Proposta de emedebista vai de encontro à convenção coletiva vigente em SM

Vereador Tubias Calil, do MDB, é o autor do projeto que tenta garantir a abertura de supermercados aos domingos (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Tubias Calil (MDB) protocolou um projeto de lei que tem o objetivo de regulamentar a abertura de supermercados, minimercados, mercearias e armazéns em Santa Maria. A proposta determina que esses empreendimentos poderão desenvolver suas atividades econômicas em qualquer horário ou dia da semana, inclusive feriados, com base na Lei da Liberdade Econômica (AQUI).

“Acreditamos que a abertura do comércio aos domingos e a dilatação do horário de atendimento ao público não prejudica o descanso semanal dos funcionários, podendo ser trocado por outro dia a combinar com o próprio funcionário ou por pagamento em espécie, e não necessariamente aumento da jornada de trabalho. A competência constitucional de legislar sobre Direito do Trabalho é da União”, diz o emedebista na Justificativa do projeto.

Convenção coletiva entre sindicatos de donos de mercados e de trabalhadores proíbe empresas do setor de usarem mão de obra aos domingos, em Santa Maria. Ambas as partes negociam um calendário para abertura em determinados feriados ao longo do ano.

“Vale ressaltar que a abertura dos supermercados, minimercados, mercearias e armazéns nos domingos e feriados já acontece na grande maioria dos municípios em nosso Estado e País”, acrescenta Tubias na Justificativa.

Confira a íntegra do projeto (AQUI).

Animais e carros

Proibir a permanência de animais dentro de veículos na ausência de tutor ou responsável capaz. Esse é o intuito de um projeto de lei protocolado, na terça (21), pelo vereador Adelar Vargas – Bolinha (MDB).

“Assim como os seres humanos, os cachorros são termo reguláveis, se adaptando à temperatura do ambiente, porém, com um determinado limite, antes que as funções vitais comecem a falhar. Deixar um animal sozinho em um carro quente, mesmo com as janelas levemente abertas e ainda que por poucos minutos, pode levar o animal à morte”, justifica o vereador.

A proposta ainda determina sanções aos proprietários dos veículos que cometerem o ato. Confira o texto do projeto (AQUI).

Obras

Os vereadores de Santa Maria aprovaram, na terça (21), o Projeto de Lei Complementar 9.393/2022, de autoria do Poder Executivo, que altera o Código de Tributário Municipal, reduzindo a taxa de execução de obras.

“É mais um passo para facilitar e diminuir os custos para a execução de obras em nossa cidade. A construção civil é um dos ramos que mais gera empregos em Santa Maria”, comemorou o líder da base governista, Givago Ribeiro (PSDB), nas redes sociais.

Alegrete

Os vereadores santa-marienses Ricardo Blattes (PT) e Givago Ribeiro participaram, em Alegrete, do Seminário: Jornada do Meio Ambiente “Construindo uma Nova Consciência”. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores do Município, nesta quarta (22).

O objetivo da dupla é aprender e trazer ideias para a gestão de resíduos e meio ambiente em Santa Maria. Confira trecho no vídeo abaixo:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo