Eleições 2016JudiciárioPartidosPolítica

ELEIÇÕES 2016. Julgamento na capital define a vida daquele que é a única grande dúvida entre os grandões

Não é apenas o futuro dele que está em jogo. Todos aguardam o resultado do julgamento
Não é apenas o futuro dele que está em jogo. Todos aguardam o resultado do julgamento

Até o final da tarde desta quinta-feira se saberá qual o futuro eleitoral de José Haidar Farret. Julgamento de recurso para rever punição que o impede de concorrer, definirá  que acontece com o vice-prefeito, o preferido do prefeito Cezar Schirmer para concorrer em outubro.

Da decisão, que sairá dos magistrados do Tribunal Regional Federal, dependem os próximos e decisivos movimentos acerca das alianças que vão disputar a prefeitura. Para ter uma ideia do que pode ocorrer, e do nervosismo que cerca boa parte dos atores políticos da comuna, vale conferir material publicado nesta quarta-feira, pelo jornal A Razão. A foto é de Gabriel Haesbaert. A seguir:

Mobilizações começam a ganhar corpo

A sete meses do primeiro turno das eleições municipais, marcado para 2 de outubro, partidos e candidatos começam a se movimentar em Santa Maria. Quinta-feira será decisiva para o futuro político do vice-prefeito José Haidar Farret, pré-candidato do PP à Prefeitura. Às 14h, em Porto Alegre, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgará recurso de Farret contra condenação judicial que o tornou inelegível.

Duas vezes prefeito e três vezes vice-prefeito, Farret é considerado peça fundamental no jogo sucessório. Primeiro porque é o atual vice-prefeito na coligação do PP com o PMDB que governa a cidade há oito anos. Segundo porque Farret é a maior liderança do PP e lançou seu nome como pré-candidato. Ele tem o apoio do prefeito Cezar Schirmer (PMDB) para concorrer. Nesse caso, o PMDB indicaria o vice de Farret. Diante do impasse em torno de Farret, outros partidos aguardam para conversar com o PMDB e com o PP O julgamento será acompanhado pelo advogado Daniel Tonetto, contratado pelo PP para tentar reverter o quadro desfavorável.

REUNIÕES

Os principais partidos começam a se movimentar com mais rapidez. No sábado, o PT realizou plenária na Câmara de Vereadores e o PSDB reuniu o diretório em sua sede. Na segunda-feira, o PSB reuniu lideranças empresariais, sindicais e comunitárias, algumas sem filiação partidária. O PMDB reunirá pré-candidatos à vereança hoje, às 19h, na Câmara. E no sábado, às 15h, será a vez do PDT reunir seus pré-candidatos a vereador. O encontro será na Câmara.

DOIS TURNOS

Como Santa Maria tem mais de 200 eleitores, é possível que a eleição se decida em dois turnos. Isso ocorrerá se nenhum candidato conseguir maioria absoluta de votos em 2 de outubro. Nesse caso, nova votação ocorrerá em 30 de outubro. A possibilidade de dois turnos fez os partidos menores lançarem nomes até mesmo para ganhar espaço nas negociações com outras siglas.

OS PRÉ-CANDIDATOS

PP: JOSÉ HAIDAR FARRET – Depende de julgamento do Tribunal Regional Federal, amanhã, para concorrer. Tem prioridade de aliança com o PMDB.
PT: VALDECI OLIVEIRA – Ainda não definiu o vice nem alianças.
PSD: MOACIR DA ROSA ALVES – Lançou seu nome em agosto do ano passado. Depois, o partido decidiu que não tinha pré-candidato.
PPL: WERNER REMPEL – Não definiu vice nem coligações.
PDT: MARCELO BISOGNO – Também não definiu vice nem alianças.
PR: PAULO CECCIM – Não definiu vice nem alianças.
PSB: FABIANO PEREIRA – Não definiu vice, mas já tem contatos avançados com algumas legendas, entre elas o PSD. Há também conversas com o PMDB.
PSDB: JORGE POZZOBOM – Não definiu vice, mas pretende conversar com todas as siglas à exceção do PT, do PC do B, do PCB, do PSOL e do PSTU.
PV: LUIZ FIGUEIREDO – Deve retirar a candidatura para apoiar uma das coligações.
PSOL: ALCIR MARTINS – Ainda não tem vice definido. Em tratativas para formar Frente de Esquerda com PCB e PSTU.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo