Arquivo

Reforma política. Lideres e presidentes de partido se reúnem em Brasília e não sai boa coisa

Há quase ano e meio, em 14 de abril de 2007, publiquei nota com minha opinião acerca do prolongamento dos mandatos de quatro para cinco anos e sobre a reeleição (confira aqui). Não mudei de idéia. Continuo contra o fim da reeleição e a ampliação dos mandatos. E a razão, simplificando, é a mesma: o casuísmo dói e a democracia (a nossa é recém chegada às duas décadas) significa medidas continuadas, de forma a que a sociedade se acostume a elas.

 

Mas a minha opinião (e a de outros, que pensam da mesma forma) não é necessariamente igual à de quem decide; no caso, o Congresso. E lá a coisa se dá de forma diferente, como você pode conferir na nota publicada pelo influente e bem-informado Josias de Souza, jornalista da Folha de São Paulo. Acompanhe:

 

“Líderes ressuscitam debate sobre o fim da reeleição

 

Brasília voltou a debater um tema que parecia enterrado: o fim do instituto da reeleição e a ampliação dos mandatos executivos de quatro para cinco anos. O assunto foi ressuscitado num almoço que reuniu líderes e presidentes dos partidos que integram o consórcio que dá suporte a Lula no Congresso.

 

Deu-se na casa do líder do PP, deputado Mário Negromonte (BA). Além dos mandachuvas dos partidos, estava presente José Múcio, o coordenador político de Lula.  Decidiu-se unir forças para tentar aprovar no Congresso, finalmente, uma reforma política. No pedaço da discussão reservado à reeleição e ao tamanho dos mandatos, produziu-se um quase consenso.

 

Exceto pelo presidente em exercício do PDT, deputado Vieira da Cunha (RS), todos os participantes do almoço manifestaram simpatia pela mudança de regras…”

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da nota “Líderes ressuscitam debate sobre o fim da reeleição”, de Josias de Souza. E clique aqui, para ler outros textos publicados pelo jornalista da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo