DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. A exato um mês do começo das convenções, só uma chapa majoritária pronta no RS

Aliança PP/PTB é a única com todos os nomes, a iniciar por Luiz Carlos Heinze

Disputa pela cadeira principal deste prédio histórico do Rio Grande segue aberta (Foto Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Texto da colunista Taline Oppitz

Faltando um mês do início do prazo para a realização das convenções partidárias, que vão oficializar os candidatos majoritários e proporcionais que disputarão as eleições deste ano, dirigentes deverão intensificar as negociações visando a formação de alianças.

As convenções vão de 20 de julho a 5 de agosto. Após, legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura. Os pedidos aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral até 12 de setembro.

No Rio Grande do Sul, uma das primeiras convenções realizadas será a do pré-candidato do PL, Onyx Lorenzoni, no dia 22 de julho. Onyx vem liderando as pesquisas de intenções de voto no Estado. A chapa é composta ainda pelo vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que concorrerá ao Senado. A expectativa é a de que nos próximos dias seja anunciado o vice.

O tabuleiro eleitoral em solo gaúcho, no entanto, ainda segue muito em aberto. A única chapa integralmente completa é a de Luis Carlos Heinze (PP), que deverá ter as vereadoras Tanise Sabino (PTB) e Comandante Nádia (PP) nas vagas de vice e ao Senado, respectivamente. No mais, segue a pulverização de pré-candidaturas majoritárias nos diferentes campos ideológicos.

Uma das principais expectativas após o anúncio da presença do ex-governador Eduardo Leite (PSDB) na corrida ao Piratini é o apoio do MDB, que ainda não se confirmou. E as chances de um recuo em relação a pré-candidatura de Gabriel Souza são cada vez mais remotas. Com isto, Luiz Carlos Busato, presidente estadual do União Brasil, é o mais cotado para assumir a vice na chapa do tucano. O partido realiza reunião da executiva nesta semana para tratar do tema.

No campo da esquerda, lideranças também conversam até quarta-feira para tentar viabilizar a sonhada frente ampla e ampliar as chances de chegar ao segundo turno. A convenção do PT, que tem Edegar Pretto como representante, está marcada para o dia 24 de julho. 

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo