DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Onyx e Leite ponteiam pesquisa feita para a revista “Exame”. A seguir vêm Beto e Pretto

Leia todo o relatório, que também traz voto gaúcho ao Senado e à Presidência

Candidatos do PL e do PSDB, Onyx e Leite lideram. Nomes do PSB e PT estão empatados, no segundo pelotão (Fotos de Reprodução)

Reproduzido da Revista Exame / Texto assinado por Gilson Garret Jr

A quatro meses da eleição, a disputa ao governo do Rio Grande do Sul traz uma indefinição de quem estaria no primeiro lugar de um eventual primeiro turno. De acordo com a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA divulgada nesta quinta-feira, 16, o ex-ministro e deputado federal Onyx Lorenzoni (PL) aparece com 25% das intenções de voto, seguido do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), com 20%.

Os números são de uma pergunta estimulada, em que os nomes são apresentados previamente aos entrevistados. Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário é de empate.

A mesma situação ocorre com Beto Albuquerque (PSB) e Edegar Pretto (PT). Os dois têm 11% das intenções de voto dos gaúchos. Luiz Carlos Heinze (PP) tem 7%, Pedro Ruas (PSOL), 5%, e Roberto Argenta (PSC), 2%. Brancos e nulos somam 10%, mesmo números do que dizem que ainda não sabem.

Para a pesquisa, foram ouvidas 1.000 pessoas do estado do Rio Grande do Sul entre os dias 10 e 15 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RS-04825/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. 

LEIA O RELATÓRIO COMPLETO CLICANDO AQUI OU DIRETO, NO FINAL DESTA NOTA

Vale ressaltar que, enquanto a pesquisa foi feita, o ex-governador Eduardo Leite confirmou, na segunda-feira, 13, que concorrerá à reeleição. Ele renunciou ao cargo no fim de março com a intenção de ser o escolhido do PSDB para disputar a Presidência. Na ocasião, ele não falou exatamente qual seria seu caminho e qual posto pretendia se candidatar em 2022. Afirmou ainda que “todas as possibilidades” estavam em aberto, e não descartou brigar pelo governo estadual.

Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa IDEIA, destaca que a missão do ex-governador não será fácil. “Leite terá uma campanha desafiante, mas ainda assim deve ser bastante competitivo, como seus antecessores. É importante lembrar que desde a redemocratização nenhum governador se reelegeu no Rio Grande do Sul, porém todos foram para o segundo turno, a exceção de Germano Rigotto, em 2006”, afirma.

A pesquisa simulou outros dois cenários de primeiro turno. Em uma disputa sem Eduardo Leite, Onyx aparece com 25%, Albuquerque e Ranolfo Vieira Jr. têm 10%. Já quando é incluída Manuela D’Ávila (PCdoB), ela tem 24% das intenções de voto, atrás de Onyx, que tem 30%. Eduardo Leite aparece com 23%. A ex-deputada disse que não pretende concorrer ao governo do estado.

Em um teste feito de forma espontânea, Onyx tem 6%, Pretto, 5%, Vieira Jr., 5%, Leite e Albuquerque aparecem com 2% cada. Os demais nomes pontuaram 1% ou ficaram abaixo disso. Os que dizem que não sabem somam 59%…”

PARA A ÍNTEGRA, E AINDA CONFERIR NÚMEROS DO 2º TURNO,  AO SENADO E PRESIDÊNCIA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo