Por Pedro Pereira
A equipe mais antiga do Rio Grande do Sul, Canoas Bulls, não cumpriu as expectativas da edição de retorno do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. Agora, em nível nacional e com gigantes da modalidade na disputa, a tradicional Manada do RS tem a chance de provar que merece um lugar no pódio regional.
Para uma equipe que, ainda antes de março de 2020 – quando tudo paralisou -, estava investindo pesado em reforços, inclusive contratando o head coach mexicano Óscar Capuchino, o resultado no Gauchão foi espantoso para aqueles que não esperavam um Porto Alegre Pumpkins de tanta qualidade, no ano de retorno da marca. Na competição, os Bulls venceram o União da Serra por 51 a 0, na casa do adversário, e o Carlos Barbosa Ximangos por 23 a 7, em Canoas.
O que acabou com o sonho canoense foi o triunfo de seu rival da capital, os Pumpkins, que chegariam a grande final do torneio de forma invicta, passando por cima do Canoas Bulls em um jogo apertado que terminou 27 a 20 para os porto-alegrenses, e perderia por uma diferença de três pontos para o heptacampeão Santa Maria Soldiers.
Finalizado o torneio estadual, o técnico principal Capuchinho afirma ter noção do tamanho de uma equipe tradicional como os Bulls, porém entende que há jogadores novatos em campo e que a garra e o aprendizado fazem parte da evolução. “O Canoas Bulls é um time com muita tradição. Atualmente, temos jogadores com muita experiência e jogadores estreantes. Temos ainda muito o que aprender e evoluir. Somos uma equipe com muito potencial e esse torneio nos ajudou a ver em que nível estamos”, afirmou o mexicano.
Além disso, o experiente head coach, com passagens pela liga mexicana de futebol americano, comentou sobre o nível técnico do Gauchão e deu sua opinião sobre o processo de desenvolvimento da modalidade no Estado.
“Foi uma edição muito aguardada devido a falta da competição provocada pela pandemia do Covid-19. Acho que as equipes se prepararam da melhor forma possível, com base em suas possibilidades e recursos para poder competir neste Gauchão. Com certeza, houve jogos de um nível muito bom, como a final, por exemplo. Acho que o futebol americano no Rio Grande do Sul está evoluindo gradativamente, de forma positiva, e cada vez podemos ver melhores jogadas com um alto nível técnico”, contou Capuchino.
O Canoas Bulls não terá vida fácil na disputa da Conferência Sul da Liga BFA. Com confrontos marcados contra os finalistas do Gauchão, Santa Maria Soldiers e Porto Alegre Pumpkins, o vice-campeão de 2019, Bulldogs FA, e o único representante paranaense na competição, Moon Howlers, os tradicionais da região metropolitana têm um caminho árduo pela frente. Apesar disso, para Capuchinho, os objetivos da equipe no campeonato brasileiro são claros: “continuar com esse processo de melhoria contínua para se tornar a referência número um do Rio Grande do Sul e, depois, se tornar uma equipe de elite.”
O primeiro jogo do Canoas Bulls na Liga BFA é contra o rival Porto Alegre Pumpkins, no dia 19 de junho, na sede do Club Sport Marítimo no campus Canoas da Ulbra, às 14h.
LEIA TAMBÉM:
“FUTEBOL AMERICANO. Site fará ampla cobertura da Conferência Sul da Liga BFA. “Soldiers” presentes!” (AQUI)
“FUTEBOL AMERICANO. Atual vice, T-Rex pretende passear pela Região Sul para buscar um novo título” (AQUI)
“FUTEBOL AMERICANO. Novato, mas com elenco experiente, ‘Almirantes’ quer surpreender na BFA” (AQUI)
“FUTEBOL AMERICANO. Unidos ao time de campo, Gladiadores de Joinvile entram firmes na Liga BFA” (AQUI)
“FUTEBOL AMERICANO. A força do norte de SC: o Jaraguá Breakers busca a volta aos tempos áureos” (AQUI)
“FUTEBOL AMERICANO. A forte São José Istepôs sonha alto na disputa da conferência sul de Liga BFA” (AQUI)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.