DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. A força do norte de SC: o Jaraguá Breakers busca a volta aos tempos áureos

A ideia da agremiação é procurar seu espaço no cenário nacional do esporte

O Breakers, de Jaraguá do Sul, é um dos onze times que irão disputar a Conferência Sul a Liga BFA (Foto Reprodução/Breakers)

Por Lucas Senna

Ainda que com pouco tempo de trabalho, uma das equipes do norte catarinense, o Jaraguá Breakers formulou seu elenco para buscar o topo da Conferência Sul da Liga BFA e mostrar que a equipe pode voltar a erguer um troféu, assim como em 2013 – quando conquistou o torneio Touchdown.

O Jaraguá Breakers curiosamente surgiu de uma brincadeira entre amigos da Escola de Ensino Básico Professor José Duarte Magalhães em 2003. Os meninos tentavam jogar futebol americano com estojos e cartolina e com o passar do tempo a brincadeira foi ficando mais séria – até que surgiu a primeira equipe de futebol americano de Jaraguá do Sul.

No ano de 2006, o Jaraguá Breakers se reuniu com equipes de Joinville, Florianópolis e Brusque para a criação da Liga Catarinense de Futebol Americano (LCFA), atual Federação Catarinense de Futebol Americano (FCFA). Nos primeiros anos da equipe, disputou os campeonatos estaduais a partir de 2006, com uma interrupção em 2009, quando a Federação começou a exigir a utilização de ombreiras e capacetes. Já em competições nacionais, a equipe iniciou suas participações no Torneio Touchdown em 2010. Nele, três anos depois, conquistou seu primeiro título oficial.

Treinos pesados para alcançar o objetivo (Foto Reprodução/Breakers)

A equipe se desenvolvia bem na década de 2010, até que o progresso foi interrompido pela pandemia do Covid-19, quando todas as práticas de futebol americano foram interrompidas no Brasil. O último campeonato que a equipe disputou foi o Catarinense de 2019. O time fez uma boa primeira fase, ficando em segundo no Grupo B, atrás somente do São José Istepôs. Nos playoffs, foi eliminado nas semifinais pelo campeão, o Timbó Rex.

Ao longo dos dois anos com campeonatos paralisados, a dificuldade em manter a equipe ativa foi enorme. Ewerton Gnewuch, presidente do Jaraguá Breakers, descreveu a experiência pandêmica como dificílima, ressaltando que o time ficou inoperante e perdeu diversos jogadores. De acordo com Gnewuch, o retorno foi marcado por entender a situação emocional e física de cada um dos jogadores, alguns já aptos a jogar e outros ainda em tratamento.

Visando o futuro, o presidente projeta a volta dos Breakers de forma positiva: “as expectativas são boas, as chaves ficaram bem divididas, a sequência de jogos é interessante, mas particularmente estamos às cegas, assim como a maioria das equipes. Não temos jogado nesses últimos dois anos, porém a gente imagina uma ‘coisa’ positiva vendo uma boa evolução nos treinos, porém ainda assim entenderemos melhor no decorrer do campeonato, com as equipes já tendo disputado duas ou até uma partida”.

O primeiro jogo do Jaraguá Breakers pela Liga BFA é contra um de seus rivais estaduais, o Itajaí Almirantes, em Itajaí, às 15h30 do dia 25 de junho.

LEIA TAMBÉM:

FUTEBOL AMERICANO. Site fará ampla cobertura da Conferência Sul da Liga BFA. “Soldiers” presentes!” (AQUI)

“FUTEBOL AMERICANO. Atual vice, T-Rex pretende passear pela Região Sul para buscar um novo título” (AQUI)

“FUTEBOL AMERICANO. Novato, mas com elenco experiente, ‘Almirantes’ quer surpreender na BFA” (AQUI)

“FUTEBOL AMERICANO. Unidos ao time de campo, Gladiadores de Joinvile entram firmes na Liga BFA” (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo