DestaqueEleições 2022Santa Maria

LUNETA ELETRÔNICA. MDB e seu destino no RS, o anúncio de Leite, decisões na Esquerda, Cacism…

Garrote econômico das cúpulas e o futuro eleitoral de MDB e PSB no Estado

Leite e Souza, juntos, na disputa pelo Palácio Piratini? É o que as direções nacionais de PSDB e MDB querem (Foto Joel Vargas/Divulgação)

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

* O pré-candidato do MDB ao Governo do Estado, Gabriel Souza, deverá estar em Brasília nesta segunda-feira. Vai bater um papo com Baleia Rossi, presidente nacional da sigla.

* Ninguém vai usar esse termo, mas o escriba corre o risco: negociará os termos de uma “rendição”. Afinal, há indicações seguras de que a decisão nacional rifou a candidatura própria no RS.

* E como isso aconteceu? Baixando o garrote econômico. Nenhum pila virá do Fundo Eleitoral para a campanha ao Piratini. Logo, não há campanha– algo que, sem troco, fica inviável.

* Mas Souza não será esquecido. Ao contrário. Imagina-se que será o ungido local e nacional para compor a chapa a ser liderada pelo tucano Eduardo Leite.

* Aliás, e não será certamente para anunciar algo diferente que a Executiva do PSDB gaúcho convida a mídia a comparecer ao seu Diretório Estadual, na capital, no início da tarde desta segunda.

* A entrevista coletiva, antecedida por reunião com prefeitos, vices e deputados, comunicará ao distinto público que Leite voltou atrás na renúncia à disputa à reeleição e a buscará em outubro.

* Não se dirá isso, imagina-se, mas se sabe que o tucano concorrerá junto com o MDB (que indicará o vice, Gabriel Souza) e, provavelmente, o PSD (com Ana Amélia disputando vaga ao Senado).

* Os observadores imaginam que também possa estar no comboio eduardo-leitista, da trinca PSDB/MDB/PSD, o recém-criado União Brasil, surgido da fusão DEM/PSL. A conferir.

* Atenção: pelo menos no MDB o processo talvez demore um pouquinho. A chamada ala histórica da agremiação, que já não queria Souza ao Piratini, muito menos quer aliar-se a Leite. Então…

* Aliás, sabe o garrote ali de cima? É o mesmo que tende a “agilizar” a união da Esquerda. Noticia-se que o PSB também iria “asfixiar” as pretensões de Beto Albuquerque, forçando a união com o PT.

* Em que termos? E vai ser assim, meeeesmo? Bueno, informa-se que o PSB nacional tem reunião decisiva em Brasília no dia 20. Até lá, mentidos e desmentidos virão. De parte a parte.

* Ah, e como será essa aliança? Com o PSB e Beto concorrendo a senador? O PT desistindo da candidatura de Edegar Pretto ao Piratini? Com Pedro Ruas, do PSol, candidato ao Senado?

* Todas as alternativas são possíveis. Ainda que, cá entre nós, pelo histórico dos partidos, especialmente do PT, algumas são mais possíveis que outras. Né?

* Para fechar, uma econômica. No dia 28, no sistema “open bar”, haverá a tradicional festa de entrega dos destaques do ano, da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de SM (Cacism).

* A partir das 7 e meia da noite, no Salão de Eventos Ouro Preto, estarão recebendo sua premiação as empresas Cyrilla (Destaque Indústria) e Lumenk (Destaque Comércio).

* O Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo será agraciado com a distinção de Destaque em Prestação de Serviços. Ah, mais informações podem ser obtidas junto à Cacism (Fone 99905-4154)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo