Reproduzido do Correio do Povo / Com informações d’O Estado de São Paulo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu processo seletivo simplificado complementar (PSS) para contratação temporária de 5.185 recenseadores do Censo 2022 no Rio Grande do Sul. São ofertadas 48.535 vagas em todo o Brasil. As inscrições, disponíveis neste link do Portal do IBGE, podem ser feitas até a próxima quarta-feira por meio de formulário online.
As vagas, distribuídas por todo o país, são voltadas para nível fundamental completo, e a seleção será feita por análise curricular. Não será cobrada taxa de inscrição. Veja o edital no site do IBGE (e também logo abaixo, NA ÍNTEGRA).
Antes do início das coletas do Censo, o profissional selecionado passará pelo treinamento obrigatório, previsto para ocorrer entre os dias 18 e 22 de julho. A principal função para esse cargo será entrevistar os moradores. A remuneração é por produção e pode variar de acordo com o tempo dedicado e com o grau de dificuldade do trabalho.
É recomendado, segundo o edital, que o recenseador faça uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. O contrato terá duração de três meses, o que pode ser prorrogado. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 30 de junho.
Distribuição de vagas
São Paulo é o estado com o maior número de vagas, com 18.589 espalhadas por 635 municípios. Já em Minas Gerais, que é o terceiro estado com maior oferta, são 4.633 vagas. O IBGE pretende contratar 206.891 servidores temporários para trabalhar no Censo. Desses postos de trabalho, 183.021 são para recenseadores.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.