Por Letícia Klusener / Da Agência de Notícias da UFSM
Junho, Mês do Orgulho LGBTQIA+, é marcado por comemorações e conscientização sobre a comunidade LGBTQIA+. Na próxima segunda-feira (6), às 11h, acontece um evento de testagem rápida para HIV, hepatites virais e sífilis em uma unidade móvel próxima ao Restaurante Universitário I, no Campus Sede da UFSM. Além da realização dos testes, o hall do RU será tomado por apresentações culturais e artísticas. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Coletivo Voe e Prefeitura de Santa Maria.
Em 2021, a Organização Mundial da Saúde divulgou que mais de um milhão de casos de infecções sexuais são contraídos diariamente. As maiores taxas de sífilis são adquiridas por jovens de 20 a 29 anos.
A assistente social Bruna Surdi Alves, do Núcleo de Atenção ao Estudante da Prae, ressalta a importância da testagem da população universitária, tendo em vista que é a faixa etária mais afetada. Bruna também pontua a importância da promoção do evento. “Pensamos na realização no mês do orgulho justamente porque o grupo é o que mais sofre discriminação e muitas vezes é marginalizado no cuidado à saúde”, ressalta.
O projeto #vemtestar, idealizado pela odontóloga Tatiana Dalla Costa Chiattone, ofereceu testes, tira-dúvidas e aconselhamentos para estudantes da Universidade de 2018 a 2020. Com o início da pandemia, em março de 2020, o projeto parou com as testagens. O evento desta segunda marca o retorno da iniciativa. A assistente social complementa dizendo que “o acolhimento humanizado e o atendimento sigiloso, livre de discriminação e preconceito, é o primeiro passo para um cuidado em saúde eficaz”.
No dia do evento, a testagem será para todos os interessados, não apenas estudantes da UFSM. Sugere-se que quem for fazer apresente documento de identificação. O resultado dos testes sai na hora e o resultado é sigiloso.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.