DestaqueEducaçãoSegurança

CÂMARA. Dois projetos que tramitam no Legislativo visam promover mais segurança nas escolas de SM

Uma das propostas está pronta para ser votada após o recesso parlamentar

Tema ganhou relevância extra no Parlamento após Polícia Civil impedir massacre em escola no início do mês (Foto Isadora Pilar/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

O Parlamento de Santa Maria está em recesso até o final do mês, mas quando voltar aos trabalhos debaterá dois projetos de lei que visam aumentar a segurança nas escolas. Uma das propostas está pronta para ser votada, enquanto outra foi protocolada semana passada.

A iniciativa mais recente é a da vereadora Marina Callegaro (PT), apresentada na última sexta-feira (15), que cria o Programa Municipal de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e Meninas nas instituições de ensino de Santa Maria. A iniciativa visa capacitar educadores, promover debates sobre o tema, conscientizar os estudantes e identificar e orientar sobre as formas de violência e discriminação.

Na Justificativa do projeto, Marina aponta que a proposta visa fortalecer ações de combate à violência contra a mulher, considerada um dos grandes problemas de direitos humanos, vinculada a uma cultura histórica machista de organização social.

“Assistimos um aumento gradativo de casos de violência contra as mulheres, dados dão conta de que esses fatos aumentaram 22% em plena pandemia e, por isso, se faz tão importante promover a construção de uma sociedade mais respeitosa”, diz Marina.

No retorno das sessões plenárias, em agosto, um dos primeiros projetos que os vereadores vão votar é a proposta que cria o programa Escola Segura, de autoria de Alexandre Vargas e Getúlio de Vargas, ambos do Republicanos.

A iniciativa prevê a elaboração de um plano de trabalho de cada unidade escolar para garantir a segurança de alunos e educadores, além do patrimônio público. Também está prevista a instalação de câmeras de monitoramento nas dependências e cercanias das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

“É preciso entender que a segurança pública deve ser vista como um conjunto amplo de ações e nesse contexto é de fundamental importância a participação dos entes públicos de segurança através de parcerias e convênios a fim de possibilitar realizações de palestras por pessoas capacitadas para esse fim, abordando temas relacionados à violência e criminalidade. Após contato com várias escolas municipais de Santa Maria, a fim de averiguar se houve crimes de furto ou assaltos, pelo menos em 50% delas confirmaram os delitos”, diz a Justificativa.

O projeto dos vereadores do Republicanos foi protocolado em 15 de junho e recebeu parecer favorável da Procuradoria Jurídica e das comissões de Constituição e Justiça, e Educação. A previsão é de que entre em Plenário, em primeira discussão, na sessão de 2 de agosto.

Polícia

O tema ganhou relevância, no início do mês, após a Polícia Civil frustrar os planos de um estudante que visava matar alunos e professor de uma escola no Bairro Camobi. O objetivo era usar bombas, coquetel molotov e faca para promover o massacre (AQUI).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo