Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Santa Maria é um dos 47 municípios participantes do programa Liderando para o Desenvolvimento, oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão vinculado ao Ministério da Economia. Uma das palestras do último dia do evento, nesta quinta-feira (7), foi do coordenador do Programa Nacional Cidade Empreendedora, Mauricio Tedeschi, representante do Sebrae. A exposição do gestor foi acompanhada pelo vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, que participa do curso na Enap desde terça-feira (5).
Questionado sobre o cenário de Santa Maria para o empreendedorismo, Tedeschi elogiou uma das características do município constatadas pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022. Elaborado pela Enap e pelo instituto Endeavor, o ranking coloca a cidade entre as 20 melhores para se investir em novos negócios no país. Em um dos critérios específicos avaliados no estudo, o Capital Humano, Santa Maria ficou entre as três melhores do Brasil, atrás apenas de Florianópolis, em Santa Catarina, e Vitória, no Espírito Santo. Saiba mais AQUI.
“Ter um capital humano qualificado é o que cria as bases para um processo de desenvolvimento sustentável. Muitos municípios ficam estagnados por não terem essa característica. Santa Maria tem esse ponto positivo em função das universidades e faculdades. Portanto, Santa Maria já sai na frente para atrair negócios”, explicou Tedeschi.
Além disso, o coordenador do Sebrae ressaltou que a população precisa compreender que ser uma cidade empreendedora não é algo que beneficia apenas a classe com poder aquisitivo. Pelo contrário. Quanto mais investimentos houver nos municípios, maior é a geração de emprego e renda, aspectos que se consolidam, geralmente, a médio e longo prazo, segundo o especialista.
Para o vice-prefeito Rodrigo Decimo, é gratificante saber que a reputação de Santa Maria como um município que valoriza o empreendedorismo já alcança instâncias nacionais.
“Por isso, devemos cada vez mais valorizar as nossas instituições de ensino e investir em melhorias no ambiente regulatório, na infraestrutura e na inovação que, com certeza, irão dar ainda mais força para Santa Maria”, comentou Decimo.
O programa Liderando para o Desenvolvimento segue até o final da tarde desta quinta-feira e tem o objetivo de qualificar prefeitos e vice-prefeitos para administrar os serviços que impactam a vida da população.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
UFSM tem mais de 60 anos. Cidade sempre teve ‘capital humano’. Qual a diferença agora? Marketing?