DestaqueEconomia

ECONOMIA SOLIDÁRIA. 28ª Feicoop é aberta com o compromisso da inclusão social e do comércio justo

Feira do Cooperativismo vai até domingo, no Centro de Referência Dom Ivo

Feicoop expõe produtos da Agricultura Familiar e da Economia Solidária e iniciou nesta sexta e vai até domingo (Foto Maiquel Rosauro)

Por Maiquel Rosauro / Da Assessoria de Imprensa dos Eventos da Economia Solidária

A 28ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) teve início nesta sexta-feira (15), em Santa Maria. A abertura oficial do evento recebeu autoridades que reafirmaram o compromisso do evento: a inclusão social e o desenvolvimento do comércio justo. A feira segue até domingo (17), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. A entrada é gratuita.

A cerimônia de abertura teve início com apresentações culturais e com a participação virtual da irmã Lourdes Dill, ex-coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, braço da Arquidiocese de Santa Maria. Em maio, a religiosa foi transferida para Barra do Corda, no Maranhão, após 30 anos de atuação no município. No vídeo, ela lançou um desafio para os grupos de Economia Solidária.

“Quero fazer um desafio para o futuro, como a cada ano a Feicoop sempre fazia. Daqui a dois anos, em 2024, a Feicoop completa três décadas de história. Ela nasceu em 1994. Conforme o professor Paul Singer, vocês podem falar que é o maior evento de Economia Solidária do Brasil, da América Latina e do mundo. Ele viajava pelo mundo e dizia que não encontrava um projeto semelhante com essa envergadura”, disse a irmã.

Coordenador do Projeto Esperança, José Carlos Peranconi: “comércio justo e consumo ético e solidário” (Foto Maiquel Rosauro)

O atual coordenador da Feicoop e do Projeto Esperança/Cooesperança, José Carlos Peraconi, mais conhecido como Zeca, ressaltou que durante a feira acontece a prática do comércio justo e do consumo ético e solidário, as trocas solidárias, uso de moeda social e várias atividades de formação.

“A feira tem esse propósito bem alinhado com a inclusão social, enfocando povos indígenas, quilombolas, afrodescendentes, assentamentos da reforma agrária, catadores de materiais recicláveis, público das hortas e cozinhas comunitárias, e apoio aos grupos que trabalham com moradores em situação de rua para uma melhora da segurança alimentar”, afirma.

Zeca também destacou que a feira não aconteceria sem a ajuda de seus tradicionais parceiros, a Prefeitura de Santa Maria, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), e apoiadores como Cáritas Rio Grande Sul e Cáritas Brasil, Emater, Cresol, Sicredi, Coopercedro, Imembuí Microfinanças, Prefeitura de Maricá/RJ, Banco Palmas, entre outros.

A reitora do IFFAR, Nídia Heringer, destacou que a feira tem o dom de articular pessoas de diferentes lugares.

“Ela se transformou numa rede que alcança pessoas diferentes que trabalham pelos mesmos objetivos, uma sociedade mais justa, mais humana e que o amor, a paz, a democracia e a justiça tenham sempre presença”, disse Nídia.

Reitor da UFSM, Luciano Schuch: “é através da educação que a gente consegue realmente emancipar o cidadão” (Foto Maiquel Rosauro)

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, chamou atenção para as ações que a UFSM desenvolve na feira e citou como exemplo a Incubadora Social, que atua com os mais vulneráveis.

“É através da educação que a gente consegue realmente emancipar o cidadão. Enquanto existir uma pessoa em nosso país passando fome estamos falhando. Através dessas ações que a gente consegue, realmente, emancipar o cidadão, com educação, com Economia Solidária, com um colaborando com outro”, disse Schuch.

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Valdir Oliveira (PT), reafirmou a parceria do Poder Legislativo com a feira. Este ano, os parlamentares Maria Rita Py Dutra (PCdoB), Ricardo Blattes (PT), Paulo Ricardo Pedroso (PSB), Getúlio de Vargas (Republicanos), Tubias Calil (MDB) e o próprio Valdir destinaram R$ 102.927,92 em emendas impositivas para a realização da Feicoop. No total, o evento recebeu R$ 450 mil em emendas quando somadas as indicações dos deputados federais Paulo Pimenta (PT) e Elvino Bohn Gass (PT). 

“Aqui é o resultado de um grande trabalho coletivo, organizado, de pessoas que se unem para levar adiante a nossa Economia Solidária”, disse Valdir.

Prefeito Jorge Pozzobom; “enquanto eu for prefeito dessa cidade, tudo que essa feira precisar, ela vai ter” (Foto Maiquel Rosauro)

Os valores das emendas chegaram por meio da Prefeitura de Santa Maria, que realizou as licitações para os serviços de infraestrutura. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) prometeu que o Poder Executivo seguirá atuando junto com a Feicoop.

“A Prefeitura não mediu esforços para fazer tudo o que tinha que fazer. E mais ainda, está garantido, compromisso pessoal meu, Zeca, que enquanto eu for prefeito dessa cidade, tudo que essa feira precisar, ela vai ter. E não importa as dificuldades que nós vamos ter que superar”, disse Pozzobom.

A feira segue neste final de semana com seminários, palestras, oficinas, atividades culturais e o comércio de produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária. 

Horários de comercialização da 28ª Feicoop
Sábado (16) – 7h30min às 19h
Domingo (17) – 7h30min às 18h

Programação deste sábado (16)
– 07h – Alvorada festiva
– 07h30min – 19h – Comercialização Direta nos estandes

– 08h – 12h30min – Seminário: VII Conferência Municipal/Regional de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – “A fome voltou! Medidas já!” – Seminário
Coordenação – Conselho Municipal de Segurança Alimentar (CONSEA-SM)
Local: Parque da Medianeira – Lonão UFSM – Palco da UFSM

– 08h30min – Bancos Comunitários e Moedas Sociais do Brasil: Outro Sistema Financeiro Acontece – Seminário
Coordenação – Rede Brasileira de Bancos Comunitários, Instituto e-dinheiro
Local: Parque da Medianeira – Lonão Autogestão

– 09h – Abertura das Atividades do Acampamento do Levante Popular da Juventude
Coordenação: Levante Popular da Juventude
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Acampamento do Levante Popular da Juventude

– 09h – UFSM nas Ruas, pergunta: Quem é a população em situação de rua em Santa Maria? – Roda de Conversa
Coordenação – Universidade Federal de Santa Maria
Local: Parque da Medianeira – Lonão UFSM

– 09h – 13h – Eu Social Media: Primeiros Passos para Divulgar minha marca nas redes sociais
Coordenação – UFSM
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão B – Sala 7

– 09h – 12h – A produção de Alimentos Orgânicos e sua contribuição para a formação de agricultores e agricultoras para a produção agroecológica na região da quarta colônia do Rio Grande do Sul – Seminário que discute um projeto de extensão da UFSM
Coordenação – SEDUFSM (Seção de Docentes da Universidade Federal de Santa Maria)
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 1

– 09h – 11h – Roda de Conversa: Educação e Cuidado com a Mãe Terra
Coordenação – MOBREC – Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 2

– 10h – Em que mundo vivemos?
Coordenação: Levante Popular da Juventude
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Acampamento do Levante Popular da Juventude

– 10h – 12h – Consumo Responsável: desafios da auto-organização e políticas públicas necessárias – Oficina híbrida – online e presencial
Coordenação – Grupo Araçá de Consumo Responsável
Local: Presencial: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 2
Online: Link com coordenação da oficina

– 10h – Movimentos Sociais e Políticas Públicas – A Experiência de Niterói na Economia Solidária – Seminário
Coordenação – Prefeitura Municipal de Niterói
Local:  Parque da Medianeira – Lonão Cooperação

– 10h – 12h –Carnaval e Cultura: Os processos administrativos das escolas de samba
Coordenação – Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo (UFSM) e Associação Artístico e Cultural Vila Brasil
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão B – Sala 6

– 13h – O papel do ecossocialismo na luta popular e parlamentar do Brasil contemporâneo – Reunião
Coordenação – Alan Patrick Buzzatti e assessoria do Dep. Fed. Elvino Bohn Gass
Local: Pavilhão B – Sala 5

– 14h – Oficinas culturais (muralismo; confecção de faixa; bateria; paródias; agitação e propaganda)
Coordenação: Levante Popular da Juventude
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Acampamento do Levante Popular da Juventude
– 14h – 15h30min – PROJETO H.O.R.T.A.S – História, organização social, regeneração ambiental, tecnologia social – Oficina
Coordenação – IFSul Campus Sapiranga
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 1

– 14h – Reunião: Encontro das Escolas de Fé e Políticas Públicas – Fortalecer a unidade e integração entre as Escolas de Fé e Política do RS
Coordenação – ECEP
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 2

– 14h – 16h– Justiça Ambiental e Pesca Artesanal: Os desafios cotidianos das pescadoras e pescadores do Rio Grande do Sul – Seminário sobre Pesca artesanal no Estado do RS
Coordenação – FURG
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 4

– 14h – 16h – Roda de Conversa: CSA – Comunidade que Sustenta Agricultura – CSA – Agricultores e Consumidores (Co-Agricultores) – parceira solidária para produção de alimentos que promovem a vida
Coordenação – Juarez Felisberto (CONSEA-SM), Rosiele Ludtke (FlorESer), Eduardo Moreira (Guandu) Jéssica Romero (ME. Extensão Rural), Rosângela Oliveira Soares (IFAR – Júlio de Castilhos)
Local: Parque da Medianeira – Lonão Cooperação

– 14h30min – 15h30min – Sistemas Agroflorestales Sucionales Agroecologicos – Reunião sobre Sistemas Agroflorestais com a Cooperativa Monte Nativa
Coordenação – Cooperativa Monte Nativa – Argentina
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão B – Sala 8

– 14h30min – PODCAST como estratégia de divulgação científica, social e cidadã
Coordenação – Grupo Ciência em Flor – UFSM
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão B – Sala 7

– A partir das 15h – Oficina de Origami com Kalu
Coordenação: Kalu Flores
Local: Parque da Medianeira – Lonão Solidariedade – Perto do Palco Principal da FEICOOP

– 15h – A Economia Solidária como estratégia de trabalho, renda e autogestão para a juventude, no enfrentamento à crise e na luta pela reconstrução e transformação do Brasil – num país justo, soberano, sustentável e democrático para todxs. – Oficina Mista (PRESENCIAL com Levante e ONLINE com a Rede de Economia Solidária Feminista (RESF)
Coordenação – Levante Popular da juventude; Conselho Gestor Nacional da RESF
Local: Presencial: Acampamento do Levante Popular da Juventude / Online: https://www.facebook.com/RedeEcosolFeminista 

– 15h – Horta Escolar e Comunitária: Os caminhos da Eco-alfabetização na rede estadual de ensino – Oficina
Coordenação – Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 3

16h – 18h – Seminário Geoparque Raízes de Pedra: Contribuições para o Desenvolvimento Local – Seminário – Mesa Redonda
Coordenação – IFFAR, UNIPAMPA e UFSM
Local: Parque da Medianeira – Lonão Autogestão
– 16h30min – 18h – Hortas Comunitárias, Escolares e de Comunidades Terapêuticas – Roda de Conversa – Por uma política municipal de agricultura urbana e periurbana
Coordenação – CONSEA-SM (Conselho Municipal de Segurança Alimentar)
Local: Parque da Medianeira – Lonão Cooperação

– 15h30min – Saúde e Economia Popular Solidária: Curso de Promotores Populares de Saúde e a construção do bem viver – Oficina
Coordenação – Colégio Estadual Edna May Cardoso
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão B – Sala 9

– 15h – 17h – Maricá, Cidade Solidária!: Onde uma nova economia acontece – Políticas Públicas de Economia Solidária da Cidade de Maricá – RJ / Brasil
Coordenação – CODEMAR (Cia. De Desenvolvimento de Maricá)
Local: Parque da Medianeira – Lonão Democracia

– 15h – 17h – Rede de Cooperação Solidária Animadas pela Rede Cáritas
Coordenação – Cáritas Brasileira – Comissão de EPS
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Auditório da escola

– 21h – Cultural – slam nós por nós
Coordenação: Levante Popular da Juventude
Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Acampamento do Levante Popular da Juventude

Clique aqui e acesse a programação completa (e também logo abaixo)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Fiecoop é um lugar onde se combate o capitalismo com dinheiro de emendas parlamentares cujos recursos vieram do capitalismo. UFSM tem, muitos servidores publicos, muitos vermelhinhos. Cladistone, o indigesto, tem que agradecer os votos sem os quais não se reelegeria. Resumo da ópera: lembra um filme, ‘O Rato que Ruge’, uma comédia; obviamente é 3,1415169K das Galaxias, vai mudar o eixo de rotação do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo