DestaqueEconomia

FEICOOP. Sedufsm organiza um seminário neste sábado e apoia mais 2 atividades durante a feira

Entre as ações, mostra de fotos sobre a Ir. Lourdes, de Dartanhan Figueiredo

Por Fritz R. Nunes (com Arte de Italo de Paula) / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

A 28ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop) se estende até domingo, 17, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. A Seção Sindical dos Docentes da UFSM tem participação ativa no evento, que, em 2022, tem como tema “Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária”.

As atividades organizadas pela Sedufsm são um seminário que debaterá a produção de alimentos orgânicos, neste sábado, 16, a partir das 9h, na Escola Irmão José Otão; uma exposição fotográfica montada pelo professor Dartanhan Figueiredo, que tem como foco a irmã Lourdes Dill– a mostra também ocorre no dia 16 de julho, das 9h às 19h, no Parque da Medianeira (ver mais abaixo); e uma oficina sobre estereótipos raciais, coordenada pela professora Maria Rita Py Dutra, no domingo, 17, a partir das 8h30, na Escola Irmão José Otão.

Stand da Sedufsm

O sindicato docente terá um espaço com materiais a serem distribuídos à comunidade que visitará a Feira, que abordam as bandeiras históricas em defesa da educação. Uma equipe da Sedufsm estará no stand, que ficará aberto no sábado e domingo, dias 16 e 17 de julho, das 9h às 19h, no pavilhão das entidades, junto ao Centro de Referência Dom Ivo.

Seminário

16 de julho (sábado), 9h às 12h, Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 1.
Título
A produção de alimentos orgânicos e sua contribuição para a formação de agricultores e agricultoras para a produção agroecológica na região da quarta colônia do Rio Grande do Sul”.

Palestrantes

Ednalva Felix das Neves- Professora do departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM.

Rita Inês Paetzhold Pauli – Professora do departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM.

Juarez Felisberto – Técnico-Administrativo em Educação da UFSM.

Taís Garcia, Maurício Garcia, Carmen Silva e Rafael Dallacorte, produtoras e produtores agroecológicos da Feira Ana Primavesi.

Coordenação

Ascísio Pereira – professor do Centro de Educação da UFSM, presidente da Sedufsm.

Exposição fotográfica para Homenagear Irmã Lourdes
Autor: Dartanhan Figueiredo

Dia: 16 de julho (sábado), das 9h às 19h

Local: Parque da Medianeira- Lonão Solidariedade- palco principal.

O professor aposentado do departamento de Física da UFSM, Dartanhan Baldez Figueiredo, já reconhecido pelo seu apoio, através da fotografia, de manifestações dos movimentos sociais e populares, realizará uma ‘Exposição Fotográfica” na Feicoop, nos dia 16 de julho. O objetivo central é mostrar alguns momentos da trajetória de luta da irmã Lourdes Dill, uma das precursoras e incentivadoras, através do projeto Esperança/Cooesperança, da economia solidária em Santa Maria e no Brasil.
Conforme Figueiredo, foram selecionadas 15 fotografias, que traduzirão, imageticamente, a atuação da lutadora social, irmã Lourdes Dill. São momentos da religiosa atuando junto aos movimentos sociais, e registros das atividades durante o movimento ‘Fica, irmã Lourdes’, explica o professor.

Oficina ‘Eliminando estereótipos raciais’

Ministrante: Maria Rita Py Dutra, GT Negros e Afronta

Quando: 17 de julho (domingo), das 8h30 às 12h

Local: Escola Irmão José Otão (ao lado do Centro de Referência Dom Ivo)- Pavilhão A – Sala 2.

A professora da rede pública estadual aposentada, Maria Rita Py Dutra, juntamente com Bruna Troitinho, do GT Negros, e Fernanda Nunes e Quendra Cartier Laranjeira, do grupo Afronta, promovem a oficina ‘Eliminando estereótipos raciais’, que tem duração de aproximadamente quatro horas. Segundo Maria Rita, o objetivo da atividade é “problematizar a forma como os estereótipos raciais estão normalizados socialmente, além de refletir sobre as formas de combate ao racismo, ao preconceito e a discriminação racial.

Ela complementa ainda, sobre a atividade, que a ideia é discutir variadas formas de estereotipias racistas, tanto nacionais como norte-americanas, que são mantidas e construídas socialmente. Através da dinâmica e das discussões, pretende-se que a estereotipização seja problematizada  questionada.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo