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ELEIÇÕES 2022. Redes sociais viram aliadas dos candidatos ao Piratini. Confira o que cada um tem

Os grandões da internet são Onyx e Leite. Pretto e Heinze vêm (bem) depois

Redes sociais tornam-se aliadas na campanha eleitoral dos pretendentes ao Palácio Piratini (Foto Felipe Dalla Valle/Divulgação)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Com texto assinado por Paula Neiman

Com mais força desde as eleições de 2018, as redes sociais têm sido grandes aliadas dos candidatos na busca do eleitor. As plataformas abriram espaços para que os candidatos possam ir além dos tempos da propaganda eleitoral e através de linguagem múltiplas e planejamento ampliar a comunicação com o eleitorado. Nesses espaços, os candidatos apresentam propostas, mas cativam o público compartilhando momentos da vida pessoal.

Na corrida ao Palácio Piratini, os 11 candidatos adotam posturas diferentes quando o assunto é rede social. Enquanto alguns investem alto, mantendo um ritmo de postagem, outros são mais modestos ou ainda não existem efetivamente nas redes sociais. Dois candidatos, Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL), possuem mais de um milhão de seguidores cada, um patamar que ultrapassa muitos influencers do país. Com estratégias diferentes, cada um cresce em nichos específicos.

O candidato ao governo do Estado com maior número de seguidores somando todas as redes é Onyx. Ele reúne mais de dois milhões de seguidores. Nas redes, possui mensagens diretas ao seus eleitores e mescla propostas, discursos, divulgações e vida pessoal. Traz registros da intimidade com a sua família e reforçando seus valores. Em muitas, faz relação com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e por seus feitos. Em outras publicações expõe o tom crítico ao PT….

…Com mais de um milhão de seguidores, Leite adota jeitos diferentes de comunicar, através de um planejamento estratégico para adquirir novos eleitores e fidelizar os que já seguem as contas. Na principal rede social dos jovens, o TikTok, ele aposta em vídeos curtos e descontraídos, seguindo a proposta de campanha e da plataforma. Mesmo com linguagens diferentes, ele mantém a mesma estratégia, mantendo o tom ameno e focado nas suas propostas…

Os candidatos ao Piratini nas redes

Carlos Messala (PCB)

Unindo as plataformas o candidato possui pouco mais de dois mil seguidores. Possui conta no Instagram (1,234), Twitter (740) e Facebook (106). 

Edegar Pretto (PT)

Unindo todas as redes sociais o petista possui pouco mais de 125 mil seguidores. Foi o único que apostou em todas as plataformas, incluindo o Kwai, apesar de não ser tão ativo. Nas redes, ele aposta na vinculação com o candidato à presidência Lula, fotos em manifestações políticas em favor do PT. Nas plataformas: Instagram (18.9k), Facebook (102k), TikTok (2,3k), YouTube (2,43k) e Kwai (414).

Eduardo Leite (PSDB) 

O ex-governador possui ao todo 1.304.205 seguidores, distribuídos em cinco redes sociais: Twitter (211,2k), Instagram (583K), YouTube (2,05k), TikTok (62k) e Facebook (446k). Em cada uma, o candidato adota maneiras diferentes de comunicar e também estratégias específicas.

Luis Carlos Heinze (PP)

O senador possui 102 mil seguidores no Facebook e, em contrapartida, 1.340 seguidores no Instagram. No TikTok o número é ainda menor, contando com menos de mil seguidores na plataforma que é voltada aos mais jovens. No YouTube possui diversos conteúdos de campanha, unindo 1,58 mil inscritos. 

Onyx Lorenzoni (PL) 

O deputado conta com 2.127.515 seguidores, unindo todas as suas contas em redes sociais. A maior popularidade está no Twitter e no Instagram, sendo 1 milhão de seguidores e 807 mil seguidores respectivamente. No Facebook são 380 mil, e no Youtube 6,11 mil. Ele possui também dois perfis no TikTok, um deles possui dois vídeos e o outro está inativo. Nas duas, soma cem seguidores. 

Paulo Roberto (PCO)

O candidato não cadastrou nenhuma rede social no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Rejane Oliveira (PSTU) 

A candidata pelo PSTU é a que possui menores números nas redes sociais. As contas juntas passam um pouco de 600 seguidores. As plataformas utilizadas pela candidata são: Facebook (408), Instagram (163) e Twitter (31). 

Ricardo Jobim (Novo) 

É um dos poucos que investe na rede empresarial Linkedin, onde possui mais de 500 conexões e um perfil de atividades e certificações e dados da trajetória profissional. A maior popularidade do candidato é no Instagram com cerca de 9 mil seguidores. Possui ainda 1,3 mil seguidores no Facebook e 642 seguidores no Twitter. Além destas, está nas redes TikTok (1.404) e YouTube (117).

Roberto Argenta (PSC) 

Une em média 16 mil seguidores. A sua principal plataforma é o Instagram. No Twitter e Facebook não possui muitas aparições e nem quantidade de seguidores significativos. No YouTube possui 18 vídeos com média de 30 visualizações. 

Vicente Bogo (PSB) 

Possui maior número de seguidores no Linkedin, com cerca de 500 conexões. Tem pouco mais de duzentos seguidores em outras redes: Instagram (214) e Twitter (232). No Facebook criou a conta recentemente. 

Vieira da Cunha (PDT) 

O candidato soma 14 mil seguidores em suas redes sociais. Sua principal plataforma é o Facebook que chega a quase 6 mil seguidores. Em seguida, está o Twitter que acumula pouco mais de 5 mil seguidores. A menor rede social é o Instagram, com quase 3 mil seguidores…”

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Um Comentário

  1. Kuakuakuakua! Pessoas normais acompanham redes sociais de politicos para ‘conhecer suas propostas’ porque ‘é importante’! Kuakuakuakua! Gente vegetariana, obvio, não podem ver um bom gramado que começam a salivar! Kuakuakuakua!

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