DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. São 12 candidatos a Presidente. Mas o número pode ficar em 10. Vai depender da Justiça

Um dos candidatos está preso e o outro tem disputa jurídica interna no partido

Pablo Marcal pode ser o candidato do PROS à Presidência. Mas também pode ficar de fora. Depende da Justiça (Foto Reprodução YouTube)

Por Claudemir Pereira / Editor do Site (com informações do G1 e do Correio do Povo)

Fechado o período legal para a realização de convenções, são 12 os candidatos anunciados para a Presidência da República. Isso significa o número final? Não necessariamente. O prazo final para a inscrição no Tribunal Superior Eleitoral é 15 de agosto e, até lá, os partidos podem modificar e até desistir.

E há pelo menos dois casos que podem levar a modificações. Um deles é a esdrúxula situação do PTB, que realizou convenção em que OFICIALIZOU seu presidente Roberto Jefferson como candidato ao Palácio do Planalto. Detalhe, Jefferson cumpre prisão domiciliar e há toda a chance de a “lei da ficha limpa” ser invocada e seu nome ser descartado. E, se isso acontece, o partido terá de indicar outro nome ou mesmo desistir de lançar concorrente.

A outra situação é uma disputa jurídica. Um lado do PROS anunciou a candidatura de Pablo Marçal para a Presidência. Outro lado, por enquanto VITORIOSO em ação no TSE, quer apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Quem vai ter o mando dessa situação, se imagina, se saberá até dia 15. Enquanto isso…

Com essas indefinições, mas constando os dois nomes sob contestação, os 12 concorrentes do momento são os que você vê abaixo, na ordem alfabética:

– Ciro Gomes (PDT) 

– Felipe D’Avila (Novo) 

– Jair Bolsonaro (PL) 

José Maria Eymael (Democracia Cristã) 

– Leonardo Péricles (UP) 

– Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 

– Pablo Marçal (PROS) 

– Roberto Jefferson (PTB) 

– Simone Tebet (MDB) 

– Sofia Manzano (PCB) 

– Soraya Thronicke (União Brasil) 

– Vera Lúcia (PSTU) 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo