CIDADE. Prefeitura e UFSM começam o trabalho de seleção de objetos históricos recolhidos no Caixeiral
Equipe vai separar documentos e acervo bibliográfico hoje alojados no CAM
Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Retirados do prédio do Clube Caixeiral em função da queda do telhado da construção, no início de agosto, os materiais históricos, artísticos e documentos passam, agora, por uma seleção e cuidados básicos de preservação. A iniciativa começou na tarde desta segunda-feira (12), no Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggetti, onde o material está armazenado temporariamente pela Prefeitura.
Uma equipe técnica de arquivistas, historiadores e estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Arquivo Histórico Municipal estará no local para trabalhar na avaliação, limpeza e catalogação do material.
Segundo a arquivista Fernanda Pedrazzi, professora do Departamento de Arquivologia da UFSM, a primeira fase do trabalho, que deve durar três meses, é melhorar o estado do material que envolve não só livros, mas também documentos.
“Nós vamos trabalhar em conjunto com o Arquivo Histórico em uma força tarefa para fazer uma triagem, dividindo esses materiais em dois grupos grandes. Primeiramente os livros e depois os documentos. Como nosso foco é o arquivo, vamos dar uma atenção especial para os documentos, pois eles são únicos. Olhando por cima, já identificamos que há fotografias, documentos de associados do Clube e documentos administrativos. Vamos separar os livros que estão em boas condições e os que não há como resgatar”, explica.
A secretária de Cultura, Rose Carneiro, afirma que ainda não há definição sobre o destino do material após o trabalho, já que está guardado de forma temporária no Centro de Atividades Múltiplas, destacou a importância dessa recuperação como um resgate do patrimonio histórico da cidade.
“Vamos dar uma atenção para esse material histórico e logo vamos dar um encaminhamento para guardar enquanto o clube não tiver condições de manter preservado. Há um bom acervo literário e também documental da cultura da cidade que temos que manter preservado”, comenta.
Também estavam presentes a diretora do Arquivo Histórico Municipal, Daniele Calil, a professora do curso de Arquivologia da UFSM, Sônia Elisabete Constante, a superintendente da Secretaria de Cultura, Liciane Brun, a servidora da Prefeitura, Rosangela Rechia, e os alunos Ciro Martins e Patrick Escobar Cuimbra.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.