ELEIÇÕES 2022. Atrás dos 150 mil votos daqui, os santa-marienses receberam Bogo, Olívio, Mourão…
Campanha majoritária trouxe a SM dois graúdos ao Senado e um ao Piratini
COM ALTERAÇÃO DE FOTO, ENVIADA EQUIVOCADAMENTE PELO PSB, ÁS 10H38
Por Claudemir Pereira (com fotos de Reprodução e Divulgação) / Editor do Site
Estima-se que Santa Maria tenha, no pleito de 2 de outubro, cerca de 150 mil votos válidos – para chegar a esse número, do total e 208 mil eleitores, cortam-se os nulos, brancos e a abstenção. Pois é atrás desse contingente expressivo que, afora os concorrentes à Câmara e à Assembleia, por aqui aparecem com regularidade também os candidatos ao pleito majoritário – Senado e Governo do Estado.
Aliás, o final de semana foi pródigo, nesse aspecto. Pelo menos três graúdos disputantes do pleito aqui aportaram. Neste domingo de manhã foi o candidato ao governo gaúcho, Vicente Bogo, do PSB. Foi, observando a agenda divulgada, uma visita relâmpago.
O pretendente socialista ao Palácio Piratini teve encontro com a Executiva e militantes, além de reunião com os candidatos à Assembleia Legislativa, Paulo Ricardo Pedroso e Rogério Ferraz. Depois, ainda na parte matutina, partiu no rumo de Itaara (onde papeou com o prefeito Sílvio Weber), Júlio de Castilhos e Tupanciretã, onde terminou o roteiro na região central, já na tarde dominical.
Os outros dois visitantes por cá estiveram no sábado. E, se diga, com grande recepção dos militantes que os apoiam na boca do monte. O primeiro a aparecer, no início da manhã da sabatina, foi o petista Olívio Dutra – candidato ao Senado pela Frente da Esperança (PT, PC do B, PV, PSol e Rede).
O carismático e histórico líder da Esquerda gaúcha reuniu muitos militantes e candidatos proporcionais em torno dele, na Praça Saldanha Marinho. Foi uma atividade de mobilização dos partidos que buscam a vitória eleitoral em outubro, e apoiam Lula para a Presidência da República.
O segundo a chegar à cidade, já ao meio dia, foi Hamilton Mourão, candidato do Republicanos ao Senado. Muitos militantes da Direita local e estadual, além de candidatos proporcionais, que também apoiam Onyx Lorenzoni, do PL, ao governo do Rio Grande, estiveram no coração da cidade, onde um Comitê foi instalado. O candidato e seus apoiadores fizeram caminhada pelo centro, onde Mourão almoçou, antes de partir para outro rumo de sua agenda de campanha.
DESTINO – sobre a atração exercida por Santa Maria, para os candidatos majoritários, o editor publicou texto na COLUNA que assina no final de semana, no Diário de Santa Maria. A seguir, um trecho (do qual foi extraído o nome de Vicente Bogo, sobre cuja visita você leu acima), já com a devida adequação cronológica:
“Edegar Pretto – candidato da Frente da Esperança, o petista esteve aqui na terça-feira, 6 de setembro, e, além de prestigiar o regabofe de aniversário do candidato a deputado Valdeci Oliveira, teve agenda cheia de contatos e caminhadas, inclusive na periferia.
Eduardo Leite – o candidato do PSDB, na companhia de seu vice, Gabriel Souza, do MDB, esteve na cidade na quinta-feira, 8. Além das movimentações habituais com o público, a dobradinha prestigiou dois candidatos à Assembleia, com a inauguração de comitês: o tucano Admar Pozzobom e o emedebista Roberto Fantinel.
Luiz Carlos Heinze – representante do PP na disputa, o senador deverá voltar a Santa Maria. De todo modo, ainda que de maneira “relâmpago”, o senador esteve por aqui e prestigiou o Desfile da Pátria, na quarta-feira, 7, antes de se dirigir para Santiago e Alegrete, onde tinha compromissos eleitorais.
Onyx Lorenzoni – candidato do PL só apareceu na pré-campanha, mas os apoiadores do deputado e ex-ministro confirmam a vinda no dia 21, uma quarta-feira, e começam a montar a agenda de compromissos. Que já tem um confirmado: o jantar, por adesão, no CTG Sentinela da Querência.
coluna, a agenda de compromissos não era ainda conhecida.
Vieira da Cunha – de todos, o do PDT foi o candidato que teve a agenda mais extensa em Santa Maria, em 30 e 31 de agosto. Talvez seja por isso que, embora não se descarte, é o único sobre o qual ainda não se fala da possibilidade de retorno, antes de 2 de outubro.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.