Por Fritz R. Nunes (com Arte de Italo de Souza) / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Na quinta-feira, 22 de setembro, as entidades da UFSM (Sedufsm, Assufsm, Atens, Sinasefe, DCE e APG) realizam mais um evento em parceria com o grupo de abrangência nacional, o Práxis, parte do ciclo “Universidade e democracia”. O tema em destaque é “Por democracia e direitos sociais: o respeito ao voto popular”.
A mesa de convidados terá a professora de Direito da UFSM, Bia Oliveira, e Marcelo Carlini, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal (Sintrajufe/RS) e da CUT/RS. A atividade acontece a partir das 18h, no Auditório Suze Scalcon, da Sedufsm, sendo a mesa coordenada pela vice-presidente da Sedufsm, professora Marcia Morschbacher. O evento conta ainda com o apoio da UAP do Centro de Educação e canal Paideia.
Conforme as entidades organizadoras, o eixo do debate do dia 22 se dá em cima dos direitos sociais, tendo em vista que eles são o “conteúdo da democracia”. As ameaças do presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores às urnas eletrônicas são uma parte do que é considerado um projeto de destruição dos direitos sociais aplicado desde o golpe de 2016. Nesse sentido, a atividade de setembro do Grupo Práxis, na UFSM, tem por objetivo discutir o tema da democracia de forma articulada com a luta pelos direitos sociais e pelo respeito ao voto popular.
A UFSM sediou dois eventos anteriores que resultaram da parceria entre as entidades representativas e o grupo Práxis. A primeira atividade ocorreu no dia 30 de junho, com a presença do professor de Filosofia da UFG, Adriano Correia. A segunda foi no dia 2 de agosto, com o professor Hernán Ramírez, do programa de pós-graduação em História da Unisinos.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Debate de vermelho serve para uns concordarem com os outros.